Hospital da Criança registra aumento de cirurgias ortopédicas

Hospital da Criança registra aumento de cirurgias ortopédicas

outubro 12, 2024 Off Por JJ

Unidade hospitalar realiza uma média de 31 cirurgias ortopédicas e, no último mês, realizou 57, o maior número desde sua fundação. (Foto: Ascom SES)

O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é referência no atendimento do trauma ortopédico infantil aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Na unidade hospitalar, há uma média de 31 cirurgias ortopédicas realizadas mensalmente, e no último mês, o hospital quase dobrou esse número.

“Fechamos o mês de setembro com 57 cirurgias ortopédicas. Esse é o maior número desde a abertura do hospital, em 2021”, revelou a referência técnica em Ortopedia, Felipe Medeiros.

Todas as cirurgias de urgência e emergência são realizadas de imediato pela equipe plantonista. Já as fraturas fechadas, de acordo com o ortopedista do hospital, são encaminhadas para realização pela equipe especializada de Ortopedia Pediátrica de forma programada. “O tempo máximo de espera para realização desses procedimentos são de 48 a 72 horas”, disse o médico.

O número de cirurgias ortopédicas só tende a aumentar, como indica Felipe Medeiros. “Os números tendem a aumentar cada vez mais, devido a uma melhor organização e consolidação do fluxo de encaminhamento desses pacientes pediátricos, para tratamento especializado no serviço de referência”, frisou.

As cirurgias realizadas no Hospital da Criança são relacionadas à Traumatologia Infantil. “As urgências são as fraturas expostas, fraturas do cotovelo (supracondilianas) e as infecções (artrites sépticas). Já as cirurgias programadas são as fraturas fechadas do fêmur, antebraço, ombro, tornozelo, lesões na mão, epifisiólise, dentre outras”, especificou Medeiros.

Após o procedimento cirúrgico, a criança operada tem acompanhamento no Ambulatório de Retorno em todos os casos cirúrgicos. Já nos casos de pacientes com tratamento conservador (não cirúrgico), o acompanhamento segue até a completa reabilitação.

Orientação

A referência técnica em Ortopedia do HC ainda orienta aos pais e responsáveis que, caso as crianças sofram alguma lesão, deve-se imobilizar o membro fraturado na posição em que ele estiver após o acidente, pois isso reduz a dor e o inchaço e evita que a lesão aumente. “Após esses procedimentos iniciais, o recomendado é procurar imediatamente um hospital ou unidade de urgência mais próxima para atendimento médico”, alertou.

Fonte: SES