Homem mais rico do México financia vacina para ver ‘abraços’

Homem mais rico do México financia vacina para ver ‘abraços’

agosto 16, 2020 Off Por JJ

abraço covid coronavírus pandemia máscara
(Getty Images)

(Bloomberg) — O bilionário Carlos Slim quer que as pessoas visitem os avós e os abracem novamente. Ele também quer que as pessoas voltem aos restaurantes e mantenham a economia mexicana em movimento.

O homem mais rico do México anunciou na quarta-feira que sua fundação financiará um plano para o México e a Argentina produzirem até 250 milhões de doses para a América Latina da promissora vacina para a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca.

A Astra buscava um parceiro “sério” na região que assumisse o risco de se comprometer com a produção antes mesmo de a vacina ser aprovada, disse o genro de Slim, Arturo Elias Ayub. O plano é financiar a produção, que será distribuída aos governos, que então decidirão quem fica com as primeiras doses disse, sem comentar o valor do investimento.

“O raciocínio por trás disso era simples – o ‘Engenheiro’ sabe que isso salvará vidas”, disse, referindo-se a Slim pelo apelido. “Ele quer que nos abracemos de novo, que visitemos nossos avós e mães, e que consumamos em restaurantes e bares para fazer a economia caminhar novamente.”

O México confirmou mais de 500 mil casos de Covid e mais de 54 mil mortes, e o vírus não dá sinais de desaceleração. A pandemia também devastou a economia, deixando milhões sem emprego e na pobreza.

A vacina da Astra está sendo desenvolvida com a Universidade de Oxford e mostrou resultados promissores nos primeiros testes em humanos. Agora vai passar por testes mais amplos que devem ser decisivos em sua eficácia.

A Astra já fechou acordos para fornecer centenas de milhões de doses da vacina experimental para o Reino Unido, Estados Unidos, Europa e China. A farmacêutica britânica disse que fornecerá a injeção a preço de custo durante o período da pandemia e não revelou quanto cobrará depois disso.

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: