Há um ano, Sergipe registrava primeiro caso da Covid-19
março 15, 2021Em 14 de março de 2020, Sergipe teve a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus. À época, a informação havia sido confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) numa noite de sábado. Tratava-se de uma mulher, residente em Aracaju, de 36 anos, que havia chegado da Espanha, um dos países mais atingidos pela primeira onda da doença.
Naquela altura, a mulher seguia em isolamento social, cumprindo o período de quarentena e se encontrava bem clinicamente. Em 14 de março, também foi elaborado o primeiro boletim epidemiológico da SES com informações iniciais da doença no estado. Até aquele dia, Sergipe tinha, além do primeiro caso confirmado, 11 sob suspeita, e seis descartados.
Em relação à cronologia dos casos suspeitos, no dia 13 de março de 2020 uma mulher que veio de Portugal e um outro tripulante que procuraram atendimento no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) foram incluídos na lista dos casos suspeitos. Eles foram submetidos a exames e os materiais foram enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen). A SES havia informado que o tripulante seguia em isolamento no Huse e que a mulher estava em isolamento domiciliar. Entre os casos suspeitos, também havia uma paciente de 24 anos do município de Estância.
Março de 2021
Após um ano de pandemia em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou neste domingo, 14, mais um boletim epidemiológico do coronavírus, com 549 novos casos e 18 mortes que estavam em investigação e foram confirmadas. Dessa maneira, o estado tem 158.800 pessoas que já testaram positivo para a Covid-19, com 3.123 óbitos. Até o momento, 147.621 pacientes foram curados.
por João Paulo Schneider