Governo dos EUA fecha acordo com Pfizer para produção de 100 milhões de doses de vacina

Governo dos EUA fecha acordo com Pfizer para produção de 100 milhões de doses de vacina

julho 22, 2020 Off Por JJ

SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (22), o governo dos Estados Unidos anunciou que irá pagar cerca de US$ 1,95 bilhões à Pfizer, farmacêutica americana, para que a empresa produza e entregue 100 milhões de doses de sua potencial vacina contra a Covid-19 caso os testes finais provem que o medicamento é seguro e eficaz.

Segundo o contrato, os EUA ainda podem adquirir 500 milhões de doses adicionais, acrescentou o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla em inglês)

O medicamento está sendo desenvolvido em conjunto pela empresa de biotecnologia alemã BioNTech e pela Pfizer, que tem sede em Nova York. A vacina da Pfizer é uma das que possui o maior potencial de ser realmente eficaz, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Caso se prove segura e eficaz durante a fase três (etapa final, de testes clínicos), o HHS disse que a Pfizer começará a administrar doses em locais nos EUA sob a direção do governo. Ainda seguindo o HHS, a vacina seria então disponibilizada aos americanos sem nenhum custo.

“Por meio da Operação Warp Speed, estamos montando um portfólio de vacinas para aumentar as chances de que o povo americano tenha pelo menos uma vacina segura e eficaz no final deste ano”, afirmou Alex Azar, secretário do HHS, em comunicado.

“Estamos satisfeitos por termos assinado este importante acordo com o governo dos EUA para fornecer as 100 milhões de doses iniciais após a aprovação, como parte do nosso compromisso de enfrentar essa ameaça global à saúde”, disse Ugur Sahin, CEO e cofundador da BioNTech em nota.

Segundo o CEO, esse acordo é um dos muitos passos para fornecer acesso global a vacinas seguras e eficazes para a Covid-19.

“Também estamos em discussões avançadas com vários outros órgãos do governo e esperamos anunciar contratos de fornecimento adicionais em breve. Nosso objetivo continua sendo levar uma vacina COVID-19 segura e eficaz para muitas pessoas ao redor do mundo, o mais rápido possível ”, conclui Ugur.

Newsletter InfoMoney – Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: