Governo de SP autoriza abertura de restaurantes até as 22h em cidades na fase amarela

Governo de SP autoriza abertura de restaurantes até as 22h em cidades na fase amarela

agosto 5, 2020 Off Por JJ

Restaurante aberto, placa de aberto, loja
(FG Trade/GettyImages)

SÃO PAULO – O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (05) a liberação de restaurantes, bares e padarias em cidades na fase três, amarela, do Plano São Paulo para funcionar até as 22 horas. A nova regra entra em vigor a partir desta quinta-feira (06) para as regiões que estão há 14 dias na fase amarela.

Até o momento, o consumo presencial nesses estabelecimentos era permitido até as 17 horas. O tempo de funcionamento permanece de 6 horas por dia, mas poderá ser fracionado pelos estabelecimentos, com ocupação máxima de 40% da capacidade.

“Depois de rigorosa análise, o Centro de Contingência constatou que não houve impacto negativo dos indicadores epidemiológicos com a retomada gradual do consumo em restaurantes localizados em regiões que estão na fase amarela do Plano São Paulo. O governo vai publicar amanhã decreto que autoriza a abertura de restaurantes, padarias e estabelecimentos de alimentação até as 22 horas”, disse Doria.

Segundo as regras, o consumo local continua sendo permitido apenas em estabelecimentos com ambientes arejados ou ao ar livre e clientes e funcionários devem usar máscaras, exceto no momento da refeição.

Para evitar aglomerações, o governador recomendou que os consumidores façam reservas prévias para ajudar na organização do atendimento. “Havendo colaboração, tudo correrá bem e nós daremos um passo a passo de forma segura e gradual no programa de abertura sem colocar em risco os padrões sanitários determinados”, afirmou o governador, durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

Na capital, o prefeito Bruno Covas (PSDB) disse também que vai publicar um decreto nesta quinta-feira (6) regulamentando o funcionamento dos estabelecimentos nas calçadas.

“Esse projeto piloto vai permitir à prefeitura de São Paulo definir e testar regras para a ocupação das calçadas, visando o compartilhamento entre o uso das cadeiras e os pedestres. Vai permitir também o atendimento às normas de higiene, limpeza e distanciamento social, com a ampliação da capacidade de atendimento dos bares e restaurantes”, disse Covas.

Vacina

Durante a coletiva, Doria anunciou a abertura de cinco novos centros de pesquisa, que estão sendo responsáveis por fazer a testagem em voluntários da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac Biotech.

A fase três dos testes está sendo coordenada pelo instituto e envolve 9 mil profissionais de saúde, que receberão duas doses do imunológico. Os novos centros de pesquisa estão nas cidades de Campinas, Brasília, Porto Alegre, São Jose do Rio Preto e Curitiba.

Dos 12 centros selecionados para realização dos testes da Coronavac, dez já estão funcionado.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: