Fundo quantitativo Zarathustra, da Giant Steps, reabre para captação na próxima 2ª feira
fevereiro 26, 2021SÃO PAULO – Na próxima segunda-feira, dia 1º de março, o fundo multimercado quantitativo Zarathustra, da gestora Giant Steps, reabre para captação, conforme antecipado pelo InfoMoney.
Desde seu início, em março de 2012, o multimercado acumula rentabilidade de 275%, ou 250% da variação do CDI no período. Neste ano, até o dia 25 de fevereiro, o fundo perde 3,4%, contra a variação de 0,3% do CDI. Já em 12 meses, o ganho é de 1,4%, contra 2,4% do benchmark da renda fixa.
Com um objetivo de volatilidade de 10% ao ano, o Zarathustra é o produto mais arrojado da casa, e mira um retorno médio no longo prazo de 7% ao ano, além do CDI.
“[O fundo] funciona como um radar, que busca captar grandes movimentações nos mercados de câmbio, juros, bolsa e commodities mundiais. Tende a passar longos períodos sem grandes variações, que geralmente são sucedidas por fortes valorizações em um curto espaço de tempo”, diz a lâmina do Zarathustra.
Assim que atingir o “capacity” estimado, isto é, o volume máximo do patrimônio definido pelo gestor para manter a capacidade de entrega de retornos, a Giant Steps fechará não só o fundo Giant Zarathustra como também o Giant Dariu, espelho do primeiro, porém com dois terços da volatilidade. Continuarão abertos o fundo Giant Sigma e a estratégia de previdência (Giant Prev).
O fundo estará disponível para investimento em algumas plataformas, entre elas a da XP, na qual a aplicação mínima será de R$ 10 mil e o limite a ser captado, de R$ 2 bilhões.
O InfoMoney premiou, nos dias 23 e 24 de fevereiro, os gestores de fundos de ações, multimercados, renda fixa e de fundos imobiliários que conseguiram entregar aos investidores retornos com consistência nos últimos três anos.
Para conferir os vencedores e receber um compilado com as melhores recomendações de investimento debatidas nos painéis, deixe seu e-mail abaixo: