Fumaça de incêndios florestais espalha névoa sobre o leste dos EUA e ameaça voos

Fumaça de incêndios florestais espalha névoa sobre o leste dos EUA e ameaça voos

junho 8, 2023 Off Por JJ

A pior temporada de incêndios florestais registrada na história do Canadá espalhou uma névoa alaranjada pelos estados do leste dos Estados Unidos, de Massachusetts até a Carolina do Sul e até o Missouri, ameaçando interromper voos e forçando milhões de pessoas a usar máscaras ou ficar dentro de casa.

Filadélfia e Baltimore registraram algumas das piores leituras de qualidade do ar nos Estados Unidos, com o nível ultrapassando 300 na quinta-feira (9), um número considerado perigoso, de acordo com o mapa do AirNow da Agência de Proteção Ambiental. Manhattan registrou valores na faixa de 200, mas o prefeito de Nova York, Eric Adams, alertou que as condições sem precedentes poderiam piorar novamente e pediu que as pessoas tomassem precauções.

A capital Washington estava sob um alerta de qualidade do ar “Código Roxo”, indicando “condições de ar muito prejudiciais para toda a população”, de acordo com o gabinete da prefeita Muriel Bowser.

“Com base novamente na previsão que o Serviço Meteorológico Nacional está divulgando, podemos ver que os ventos que estão empurrando a fumaça do Canadá para o sul começarão a mudar”, disse Christopher Rodriguez, diretor da Agência de Segurança Interna e Gerenciamento de Emergências da cidade. “Isso vai aliviar alguns dos desafios de qualidade do ar que estamos enfrentando no fim de semana.”

Voos com destino ao Aeroporto LaGuardia, em Nova York, foram suspensos pelo segundo dia devido à baixa visibilidade, enquanto a Administração Federal de Aviação (FAA) alertou que os voos também poderiam ser interrompidos em JFK, Newark e Teterboro.

A névoa deve durar até segunda-feira (12) ou terça-feira (13) antes de o padrão climático maior, que está levando a fumaça do Canadá para o sul, começar a se dissipar, de acordo com Zack Taylor, um dos principais meteorologistas do Centro de Previsão do Tempo dos EUA. A pluma em si cobre a maior parte da América do Norte e, a longo prazo, a única solução real será controlar os incêndios no Canadá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por enquanto, cenas distópicas afetaram aqueles em cidades não familiarizadas com esse tipo de poluição, que é muito mais comum na Ásia e afeta cada vez mais partes da América do Norte. Incêndios florestais históricos têm coberto grandes áreas do norte da Califórnia com fumaça nos últimos anos e transformaram o céu de San Francisco em laranja em 2020.

No momento, o Canadá lidera o mundo em número de incêndios poderosos nas últimas 24 horas, conforme dados de satélites da Nasa mostram, com mais de 400 incêndios florestais ativos em todo o país, muitos deles fora de controle. O primeiro-ministro Justin Trudeau culpou as mudanças climáticas por agravar o problema e disse que centenas de bombeiros dos EUA chegaram ao Canadá.

O presidente Joe Biden ofereceu suporte adicional para combater os incêndios e o estado de Nova York distribuiu um milhão de máscaras N95 na quinta-feira, enquanto autoridades em toda a região pediam aos moradores que ficassem dentro de casa.