Fed mantém juros perto de zero e aponta que economia dos EUA segue em níveis bem abaixo do pré-pandemia
novembro 5, 2020
SÃO PAULO – O Federal Reserve divulgou a sua decisão de política monetária nesta quinta-feira (5), em meio à eleição dos EUA. O Federal Open Market Committee (Fomc) manteve os juros no intervalo de 0% a 0,25% ao ano – patamar mantido desde 15 de março.
O Fed destacou que a economia americana está se recuperando, mas está em níveis bem abaixo de onde estava antes da pandemia do coronavírus.
A expectativa era de que os integrantes do comitê atualizassem a visão do banco central sobre a economia e repetindo a promessa anterior de manter a taxa de juros perto de zero até que o mercado de trabalho dos EUA retorne ao emprego “máximo” e a inflação esteja a caminho de superar a meta de 2% “por algum tempo”.
Houve poucas mudanças de linguagem na declaração pós-reunião do Federal Open Market Committee, embora o comunicado tenha destacado que a economia continua em dificuldades.
A decisão do Fed de manter os juros ocorre em meio a preocupações sobre a direção da economia, à medida que os casos da Covid-19 novamente aceleram.
Mais informações em breve