Fapitec/SE lança edital do Programa de Apoio à Pós-Doutorado
abril 8, 2024Com o objetivo de difundir o desenvolvimento da prática de pesquisa no estado de Sergipe, através da formação de recursos humanos em nível de pós-doutorado júnior e sênior, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) lança nesta segunda (08), o Programa de Apoio à Pós-Doutorado no Estado de Sergipe (PPDOC-SE). Os pesquisadores doutores vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) podem apresentar suas propostas à Fundação até o dia 03 de maio, sem a possibilidade de prorrogação do edital.
O diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, pontuou que o lançamento do programa contribui diretamente para o fortalecimento das atividades de pesquisa no estado sergipano. “As bolsas subsidiarão a execução das pesquisas e irão oportunizar a consolidação e atualização dos conhecimentos nas diversas linhas temáticas propostas no programa”, explicou.
Os valores disponibilizados por meio do edital n° 03/2024 prevê o quantitativo de R$ 890.400,00 (valor global), oriundos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Assim, serão implementados 12 projetos, sendo seis vinculados a uma bolsa de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) cada, e seis a uma bolsa de Pós-Doutorado Sênior (PDS) cada.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, o lançamento do edital representa o compromisso das instituições com a pesquisa sergipana. “A soma de esforços para o lançamento dos programas de fomento à pesquisa reflete diretamente no desenvolvimento do nosso estado, trazendo oportunidades e avanços significativos”, disse.
Linhas Temáticas
O PPDOC-SE propõe o desenvolvimento de pesquisas nas seguintes linhas temáticas e setores estratégicos para o estado: Agropecuária; Saúde; Energia limpa e acessível: matriz e transição energética e petróleo e gás; Cadeias produtivas sergipanas; Mudanças Climáticas; Indústria, inovação e infraestrutura; Biotecnologia aplicada à cadeia produtiva de alimentos e preservação dos mananciais aquíferos; Redução das desigualdades : tecnologias sociais, povos originários, empregabilidade/trabalhabilidade, igualdade de gênero; Cidades e comunidades sustentáveis: ecossistema de inovação, cidades inteligentes e turismo de base comunitária, economia criativa e parque industrial.
Para mais informações sobre o programa, acesse a aba “editais abertos” no site oficial da Fapitec/SE.
Fonte: Fapitec