Estado tem 72h para transferir pacientes de Tobias Barreto para UTI

Estado tem 72h para transferir pacientes de Tobias Barreto para UTI

junho 9, 2021 Off Por JJ

Justiça determina remoção de pacientes graves com Covid-19 de Tobias Barreto para leitos de UTI (Foto: MPSE)

A juíza da 2ª Vara Cível e Criminal do município de Tobias Barreto, Ana Maria Andrade, acatou o pedido de tutela antecipada do Ministério Público Estadual (MPE) e determinou que o Governo de Sergipe, no prazo de 72 horas, transfira os pacientes com covid-19 graves do município para leitos de UTI.

De acordo com o MPE, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Vicente de Paulo está trabalhando acima da sua capacidade operacional, não tendo condições físicas para novas admissões e estando, inclusive, com pacientes na fila de espera desde 26 de maio. Há pacientes graves aguardando transferência para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Determina que o Estado de Sergipe promova, no prazo máximo de 72 (setenta e duas) horas, a internação dos pacientes da UPA São Vicente de Paulo, do Município de Tobias Barreto/SE, que aguardam na “fila de espera”, em leito de UTI a ser pago pelo SUS, mesmo que na rede privada e, em não existindo vaga nesta cidade, seja determinada a imediata transferência destes para UTI da cidade mais próxima para atendê-los, através de transporte adequado para tanto, devendo pacientes serem acompanhados por equipe intensivista, bem como que, no prazo de 30 (trinta) dias, o Estado de Sergipe apresente relatório circunstanciado, nestes autos, indicando as medidas que adotou para viabilizar vagas de UTI aos cidadãos tobienses”, diz a decisão.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que não foi oficializada sobre a decisão e que ficou sabendo através da imprensa que havia uma ação.

Por Karla Pinheiro