Especialista explica principais cuidados para quem tem pele sensível
outubro 14, 2024Muito se fala em pele sensível, uma definição estampada em rótulos de produtos que encontramos em nossas rotinas, mas será que sabemos o que é uma pele sensível?
“A pele sensível é aquela que reage exageradamente a estímulos externos, como clima, poluição, produtos químicos, estresse emocional e rotinas de skincare contraindicada ou mal realizadas”, define a dermatologista Juliana Oliveira.
Segundo a especialista, os principais sinais de que uma pele é sensível são o ressecamento, formigamento, ardência, vermelhidão e coceira, sintomas que surgem como resposta a produtos cosméticos e que não devem ser ignorados, pois podem ser agravados.
“Os quadros que recebo no consultório são geralmente por uso de cosméticos não indicados por um médico e também pela adesão a receitinhas caseiras divulgadas em redes sociais. Por isso toda comunidade científica mantém o alerta sobre os riscos a que toda população está exposta com informações postadas por influencers e pseudo profissionais ”, afirma a doutora, que ainda pontua que a pele sensível tende a ser mais fina e delicada, com poros menos visíveis.
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Juliana pontua que a aplicação de toxina botulínica, preenchimentos, bioestimuladores de colágeno não causam irritações ou reações adversas e alerta: “Indivíduos com pele sensível devem evitar produtos que contenham fragrâncias fortes, álcool (tônicos adstringentes), sulfatos (shampoos comuns e sabonetes líquidos/gel de banho) e parabenos (conservantes em cosméticos e cremes anti-idade ou hidratantes comuns)”.
Há poucos meses do verão, Juliana afirma que por causa da maior exposição ao sol forte e de outras características da estação, é importante que quem possui pele sensível esteja atento a cuidados especiais: “No verão, o calor, a radiação solar mais intensa, o vento, muito comum nas praias, o cloro da piscina e o sal da água do mar podem acabar provocando uma maior irritação na pele que já é sensível.
Mas como cuidar da pele sensível? A resposta é: consulte um médico dermatologista antes de qualquer coisa.
Fonte: Assessoria de Imprensa