Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe inicia neste segunda, 22

Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe inicia neste segunda, 22

março 21, 2021 Off Por JJ

Evento inteiramente online acontecerá entre 22 a 25 de março e potencializa concepções sobre gestão de água no estado (Foto: ASN)

Pela primeira vez no formato virtual, em virtude da pandemia da Covid-19, o XIII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe tem ínicio na próxima segunda-feira (22), com transmissão livre através do canal de compartilhamento de vídeos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro).

Com o tema central “Água para o desenvolvimento sustentável”, esta edição trará como diferencial a presença de duas personalidades mundialmente importantes no âmbito da Gestão de recursos hídricos — os doutores Jerson Kelman e Francisco de Assis de Souza Filho. O evento terá a presença do secretário do Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto e do Superintendente Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha.

O superintendente Especial da Serhma destacou a relevância da iniciativa dentro do território sergipano. “Especialmente nesta edição, o ambiente de escolha do tema nos remete de maneira aprofundada à reflexão sobre o presente e o futuro da gestão dos recursos hídricos no Brasil, na região nordeste e em particular no Estado de Sergipe. De fato, será um espaço de troca de experiências e debates, no qual o focaremos em dar, principalmente, visibilidade às ações de cooperação e mobilização para a boa gestão e uso sustentável da água de uma forma em que a sociedade seja inserida, a finalidade é que todos compreendam os desafios de garantir água em quantidade e qualidade a todos”.

Para facilitar o acesso dos interessados em participar do XIII ENREHSE, a ABRhidro disponibilizou o link do canal do Youtube, no entanto, para adquirir o certificado com a presença de 75%, basta acessar pelo próprio sistema da instituição através do site oficial e deve está inscrito no encontro.

As palestras terão duração de 60 minutos, com o acompanhamento de 20 minutos de moderação e debate, além disso os autores dos trabalhos submetidos e devidamente aprovados deverão apresentar o conteúdo em 6 minutos e logo após serão disponibilizados 10 minutos para perguntas e respostas. Em relação aos minicursos, sua composição de carga horária é de 4 horas. Tais informações foram discutidas pela comissão organizadora do evento, em uma reunião online realizada na última quarta-feira (12) e definidas ao longo da semana.

Em comemoração alusiva ao Dia Mundial da Água, o XIII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe acontece entre os dias 22 a 24 de março, sob a iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) unidade Tabuleiros Costeiros, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Universidade Tiradentes (UNIT) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS), e com o apoio de outras diversas instituições.

Premiação dos trabalhos

De acordo com informações da Comissão organizadora do XIII ENREHSE, na próxima quarta-feira (24), será a etapa de Premiação dos melhores trabalhos, avaliada por uma comissão técnico científica junto a entrega de certificados. O envio das pesquisas seguem algumas linhas temáticas, são elas: Hidroenergia; Eventos críticos (secas/inundações); Planejamento de Gestão de Recursos Hídricos; Hidrologia e Hidrogeologia; Saneamento Ambiental e Águas Urbanas; Qualidade e Quantidade da Água; Reúso da Água; Hidráulica; Hidrossedimentologia; Eficiência de uso da água; Segurança de Barragens; Ambientes Costeiros; Mudanças Climáticas; Climatologia e Educação Ambiental voltada à Preservação dos Mananciais.

Fonte: ASN