Em mais uma agenda de mobilização pelo pagamento do piso salarial da categoria, enfermeiros de Sergipe deflagraram uma paralisação de 24h nesta quinta-feira, 29. Segundo o Sindicato dos Enfermeiros do Estado (Seese) os trabalhadores estão reunidos em protesto desde as primeiras horas da manhã de hoje na Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju.
“O protesto contará com profissionais de todo o estado de Sergipe. Algumas caravanas vêm de outros municípios para se juntar com os trabalhadores de Aracaju e região metropolitana para cobrar o cumprimento da Lei Federal 14.434/2022, que trata do piso salarial da enfermagem”, diz o sindicato.
De acordo com a presidente do Seese, Shirley Morales, a classe vem sofrendo psicologicamente desde que a lei do piso salarial foi judicializada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cuja maioria dos ministros tem votado pelo não cumprimento da legislação em sua integralidade. “Essa situação é extremamente complexa. Há uma decepção dos trabalhadores por causa dessa situação junto ao STF. Os votos dos ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Roberto Barroso e Gilmar Mendes prejudicam os trabalhadores por desvirtuar a lei sancionada pela Presidência da República”, avalia Morales.
Ainda segundo ela, mesmo com o cumprimento do repasse de incentivos aos gestores públicos e filantrópicos até o momento não há a efetividade do pagamento do piso a classe trabalhadora.
por João Paulo Schneider