Dirigentes Municipais de Educação do Nordeste se reunirão em Aracaju

Dirigentes Municipais de Educação do Nordeste se reunirão em Aracaju

março 9, 2024 Off Por JJ

O encontro acontece nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. (Arte: Divulgação Undime)

Com o objetivo de descentralizar os debates e fortalecer o compromisso institucional com a representatividade e a diversidade do país, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) realizará, nos dias 11 e 12 de março, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe, localizado à av. Presidente Tancredo Neves, número 4444, no bairro Inácio Barbosa, na capital sergipana, um Fórum Regional voltado para gestores municipais (Prefeitos e Dirigentes Municipais de Educação) e equipes técnicas das secretarias de educação dos municípios da região Nordeste do país.

Aracaju é a sede do primeiro de uma série de cinco eventos que irão percorrer regiões brasileiras, a fim de proporcionar uma abordagem mais contextualizada e condizente com a realidade da educação local, visto que cada região possui peculiaridades e desafios específicos.

Serão dois dias de imersão em temas estruturantes da educação pública por meio de conferências e mesas-redondas e oficinas ministradas por técnicos do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A proposta é proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e a troca de experiências visando a melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino.

Os debates irão tratar de assuntos como a execução de recursos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e do Programa Escola em Tempo Integral, com representantes do Ministério da Educação; a nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021); os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital no cotidiano escolar; e oferta dos anos finais e os desafios da juventude, entre outros.

A redução das desigualdades educacionais será tratada na mesa-redonda sobre Gestão Democrática para cumprimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, os participantes irão tratar da implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no dia a dia das escolas.

Há ainda um debate sobre a efetividade do regime de colaboração na oferta da alfabetização, seus avanços e desafios, com a participação de secretários de estado da educação e presidentes estaduais da Undime que irão, juntos, abordar as experiências e como estados e municípios se organizam para solucionar problemas comuns e apoiar implementação de políticas públicas educacionais. Para encerrar, uma abordagem acerca do Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa no que diz respeito a matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Integral.

A solenidade de abertura contará com a participação do presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Ibaretama/CE; da presidente regional Nordeste, Josevanda Franco, Dirigente Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro/ SE e presidente da Undime Sergipe; do governador do Estado, Fábio Mitidieri, do Secretário de Estado da Educação e da Cultura, José Macedo Sobral, além de técnicos do FNDE, do MEC e instituições parceiras.

Oficinas Temáticas

Os participantes inscritos no Fórum Regional Nordeste da Undime poderão participar ainda de oficinas temáticas oferecidas pelo Ministério da Educação, que ocorrerão paralelo à programação oficial do evento, foram disponibilizadas 350 vagas para formações sobre o Programa Escola em Tempo Integral; Fundeb e Condicionalidades do VAAR; Educação Infantil; Anos Finais do Ensino Fundamental; Programa Nacional do Livro Didático; e Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na Educação Básica.

O Fórum Regional Nordeste terá 900 participantes e contará com um espaço de exposição, no qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas credenciadas.

Sobre os Fóruns Regionais da Undime

Além do Nordeste, as outras quatro regiões brasileiras também irão receber Fóruns da Undime. O da região Sul será em Curitiba, nos dias 15 e 16 de abril; o do Centro-Oeste e do Sudeste serão em maio; e o da região Norte, em junho. As datas serão informadas em breve.

Fonte: Assessoria de Comunicação Undime