Dirigente do COI diz que Jogos em 2021 deverão ter datas similares às de 2020

Dirigente do COI diz que Jogos em 2021 deverão ter datas similares às de 2020

março 26, 2020 Off Por JJ

EFE/EPA/KIMIMASA MAYAMAOlimpíada foi adiada para 2021 devido ao surto de coronavírus

O espanhol Pere Miró, diretor-geral adjunto do Comitê Olímpico Internacional (COI), admitiu nesta quarta-feira que é possível a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, em datas semelhantes as que estavam previstas para este ano.

“É um dos pontos que já estamos começando a estudar comos organizadores e com as federações internacionais. Não seria surpresa se fossem datas parecidas”, explicou o dirigente, em entrevista à emissora espanhola de televisão “RAC1”.

Os Jogos de Tóquio, que foram adiados ontem, a partir de acordo entre o governo do Japão e o COI, seriam disputados entre 24 de julho e 9 de agosto deste ano. O atraso aconteceu em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 19 mil pessoas, segundo dados oficiais.

“Todos estão de acordo que esta era a única solução viável, mas tinhamos que estar todos com 100% de certeza”, admitiu Miro, que revelou não ter chegado ao Comitê Olímpico Internacional qualquer queixa sobre a decisão.

ADIAMENTO DOS JOGOS

Mais cedo, em entrevista coletiva, o presidente do COI, Thomas Bach, revelou que as conversas até o anúncio do adiamento duraram cerca de 24 horas e que entre as possibilidades avaliadas para os Jogos de Tóquio estava o cancelamento da realização.

“Desde o início, contudo, ficou claro que a suspensão não era algo que o COI apoiaria de qualquer maneira, porque nossa missão é permitir que os sonhos dos atletas se tornem realidade”, disse o dirigente, por meio de videoconferência.

Bach explicou que a ideia do órgão é anunciar o mais rápido possível as novas datas para o evento poliesportivo e sustentou que acontecerá entre junho e setembro de 2021, no período do verão no hemisfério norte.

*Com informações da EFE