Dirigente da NBA sobre basquete pós-coronavírus: ‘Pode ser o maior desafio das nossas vidas’
maio 9, 2020O comissário da NBA, Adam Silver, acredita que o retorno das competições de basquete após a pandemia do novo coronavírus pode representar “o maior desafio” de sua vida. Segundo reportagem da ESPN norte-americana, ele já entrou em contato com atletas para tratar de algumas mudanças que devem acontecer no esporte, entre elas, o impacto da ausência de torcedores nos ginásios.
O dirigente calcula que 40% dos ganhos da NBA giram em torno de rendas fora das quadras. Ou seja, uma grande fatia do dinheiro que a liga recebe vem de jogos nas arenas. Sem a presença dos fãs, esse montante será drasticamente afetado. “Este pode ser o maior desafio das nossas vidas”, disse Silver aos jogadores.
Áudio de reunião
A reportagem ainda conseguiu acesso ao áudio oficial de uma conversa da NBA, que inclui a diretora executiva Michele Roberts, o presidente da Associação Nacional de Jogadores de Basquete (NBPA, da sigla em inglês) e armador do Oklahoma City Thunder, Chris Paul, e outros diversos jogadores tirando diversas dúvidas com o comissário a respeito do futuro dos jogos desta temporada.
No diálogo, Silver teve de responder questões sobre medidas de segurança, ideias sobre a volta dos jogos, como futuras temporadas podem ser afetadas e sobre futuras realidades financeiras de salários e renda das franquias. O representante da NBA disse que nenhuma decisão sobre retomar a atual temporada será tomada no mês de maio, tampouco imediatamente no começo de junho.
Uma das alternativas, segundo Silver, é retornar o campeonato vigente tendo apenas uma ou duas cidades como sedes, sendo Las Vegas e Orlando as mais prováveis. “Não tem sentido em colocar riscos extras em longas viagens de cidade em cidade sendo que não há torcedores. Nós achamos que seria mais seguro fazer em apenas um ou dois locais, para começar.”
O comissário expressou seu desejo de finalizar a atual temporada com os tradicionais playoffs, cuja estrutura é de melhor de sete jogos em cada rodada, mas deixou aberta a possibilidade de realizar torneios mais rápidos para acomodar mais times e assim pôr um fim ao jogos regulares. Silver acrescentou ainda que o início do próximo campeonato pode ser em dezembro deste ano, independentemente do que for decidido para a competição vigente.
*Com Estadão Conteúdo