Diário Oficial formaliza envio de projeto do governo que integrará reforma tributária

Diário Oficial formaliza envio de projeto do governo que integrará reforma tributária

julho 21, 2020 Off Por JJ

Paulo Guedes
Marcos Corrêa/PR

O governo já mandou ao Congresso Nacional mensagem comunicando o envio do Projeto de Lei que unifica as cobranças do PIS e Cofins instituindo a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS). A mensagem foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) que circula no início da tarde desta terça-feira, 21.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, levará o texto pessoalmente aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O ministro é esperado no Senado para a cerimônia marcada nesta tarde.

Desde meados do ano passado, a equipe econômica promete ao envio ao Congresso de uma proposta de reforma tributária. A Câmara já avalia um projeto mais abrangente, que unifica cinco tributos (IPI, PIS, Cofins, o ICMS estadual e o ISS municipal) no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Já o Senado analisa outro projeto que extingue esses mesmos cinco tributos e mais quatro federais (CSLL, IOF, salário educação e CIDE). Ambas as propostas, já analisadas no parlamento, criam ainda imposto seletivo sobre setores específicos.

O secretário especial da Receita Federal, José Tostes, e a assessora especial do Ministério da Economia, Vanessa Canado, explicarão a proposta do governo em coletiva virtual de imprensa a partir das 15 horas.

A proposta enviada nesta terça ao Congresso é apenas a primeira fase da reforma planejada por Guedes. Em um segundo momento, a equipe econômica deve encaminhar proposta de mudanças no IPI.

Numa terceira fase, a ideia é alterar a cobrança do Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas incluindo a tributação de dividendo. Por último, em uma quarta fase ainda sem data, Guedes tentará emplacar a criação de um imposto nos moldes da extinta CPMF para bancar a desoneração da folha de salários.

Receba o Barômetro do Poder e tenha acesso exclusivo às expectativas dos principais analistas de risco político do país