Diagnóstico precoce é fundamental para cura do câncer de próstata
novembro 7, 2020A Associação dos Amigos da Oncologia (Amo) defende a campanha internacional ‘Novembro Azul’ com o objetivo de conscientizar a sociedade sergipana e a população de alto risco sobre o autocuidado, a saúde do homem, e sobre a importância do rastreamento e do diagnóstico inicial do câncer de próstata.
Ainda segundo o INCA o câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e está entre as quatro principais causas de morte prematura na maioria dos países. A estimativa mundial destaca o câncer de próstata como o segundo câncer mais frequente em homens no mundo.
Cerca de 1,3 milhão de casos de câncer de próstata foram diagnosticados em todo o mundo só no ano de 2018. No Brasil, o INCA estima 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022, o que corresponde a 29,2% do total de câncer em homens brasileiros. Em Sergipe, segundo Instituto Nacional do Câncer ( INCA), a estimativa é de 1.060 casos novos para cada ano do período, sendo 180 casos novos só em Aracaju.
Tratamento e Apoio
O tratamento do câncer de próstata, a depender do estágio, se inicial ou avançado, pode se resumir à cirurgia, à quimioterapia, à radioterapia e à hormonioterapia. O processo envolve médicos (urologista, cirurgião, oncologista clínico, radioterapeuta) e equipe multidisciplinar (assistente social, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta).
AMO
A AMO, enquanto Associação de Pacientes, acolhe atualmente 3.452 pacientes com câncer entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, oriundos da capital e interior de Sergipe e de algumas cidades próximas dos estados da Bahia, de Alagoas e Pernambuco. Usuários do Sistema Único de Saúde e em condições de vulnerabilidade social e econômica, daquele total de pacientes, 1.047 são homens e 324 deles são pacientes com câncer de próstata, em estágio inicial ou avançado, em tratamento ou no controle da doença ou, ainda, em cuidados paliativos.
Com informações da Amo