Defensoria Pública lança edital com 18 vagas para defensor na Bahia

Defensoria Pública lança edital com 18 vagas para defensor na Bahia

maio 23, 2021 Off Por JJ

As inscrições começam na próxima segunda-feira, 24 de maio (Foto: Defensoria Pública da Bahia)

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) divulgou, no último dia 19, o Edital de abertura das inscrições para o VIII Concurso Público que visa preencher, inicialmente, 18 vagas destinadas ao cargo de defensor público ou defensora pública da Bahia. As inscrições começam às 10h da próxima segunda-feira, 24 de maio, e devem ser feitas pelo site www.concursosfcc.com.br até às 14h do dia 23 de junho. A taxa é de R$ 280,00 (duzentos e oitenta reais).

Organizado pela Fundação Carlos Chagas – FCC, o concurso será realizado em quatro etapas eliminatórias e/ou classificatórias e as datas de aplicação das provas, que serão realizadas de forma presencial em Salvador, também foram definidas: a Prova Objetiva Seletiva será realizada no dia 1º de agosto de 2021; as Provas Discursivas de Caráter Específico acontecerão nos dias 2 e 3 de outubro de 2021; o prazo para envio das comprovações para a Avaliação de Títulos é de 6 a 10 de janeiro de 2022 e a Prova Oral será aplicada no período de 15 a 17 de janeiro de 2022. A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 17 de março de 2022.

Ainda de acordo com o Edital nº 001/2021, deste total de 18 vagas iniciais, 12 são para ampla concorrência, 1 vaga para candidatos com deficiência e 5 vagas são reservadas aos(as) candidatos(as) integrantes da população negra. O concurso prevê, também, a vaga reservada aos povos indígenas, que será oferecida quando o total de vagas (somando as iniciais e as que surgirem durante o prazo de validade) chegar a 26.

Uma outra garantia também dada pela Defensoria neste concurso é a possibilidade de uso do nome social pela pessoa transexual ou travesti. Para isso, é preciso que o(a) candidato(a) envie digitalizados, através do link da inscrição, o documento de identidade civil e a solicitação assinada com a indicação do nome social a ser utilizado.

Entre o conteúdo programático que será abordado neste VIII Concurso, e que consta no Anexo I do Edital, estão disciplinas como Direitos Humanos; Direito Constitucional; Direito Penal; Direito Processual Penal e Execução Penal; Criminologia; Direito Civil; Direito do Consumidor; Direito Processual Civil; Direito da Criança e do Adolescente; Direito Administrativo; Direito Ambiental; Direito da Seguridade Social; Legislação, Princípios e Atribuições institucionais da Defensoria Pública do Estado da Bahia; Filosofia, Filosofia do Direito, Sociologia e Sociologia Jurídica; e Aspectos da Constituição e Formação da População e da História da Bahia.

Com regime jurídico de trabalho estatutário e atribuições definidas na Lei Complementar Estadual nº 26/2206 [a Lei Orgânica da Defensoria Pública], no artigo 108 da Lei Complementar Federal nº 80/1994 e nas Constituições Federal e Estadual, o cargo de defensor público ou defensora pública do Estado da Bahia exige, entre os requisitos para investidura, que seja brasileiro(a) ou tenha nacionalidade portuguesa, nos termos do Edital, tenha concluído o curso de Bacharel em Direito e tenha, na data da posse, no mínimo, 3 (três) anos de atividade jurídica, definida nos termos do Regulamento do Concurso.

Atendimento aos(às) candidatos(as) e divulgação das informações oficiais

Em caso de dúvidas sobre o Edital, os(as) candidatos(as) deverão entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao(a) Candidato(a) – SAC – da Fundação Carlos Chagas através da opção ‘Fale Conosco’ disponível no site www.concursosfcc.com.br ou pelo telefone (11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h.

Ao longo da duração e da validade do concurso, que é de dois anos a partir da homologação do Resultado Final e pode ser prorrogado, a critério da DPE/BA, por igual período, as informações oficiais serão publicadas no Diário Oficial Eletrônico da Defensoria Pública da Bahia e ficarão disponíveis também no site da FCC.

Além disso, as páginas e canais da Defensoria Bahia nas redes sociais, como Twitter (@DefensoriaBahia), Instagram (@defensoriabahia), YouTube (DefensoriaBahia) e Facebook (Defensoria Bahia), e nas plataformas de streaming de áudio, SpotiFy e Deezer (Levante 129!), também trarão informações e temas relevantes sobre o concurso. “Sigam, confiram, acompanhem as nossas redes sociais e boa sorte! A Bahia precisa muito de mais defensoras e defensores comprometidos em ajudar a população”, incentivou o defensor público geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes.

Clique aqui e confira o Edital e as normas internas que fazem parte do Conteúdo Programático deste VIII Concurso.

Fonte: Defensoria Pública da Bahia