Datafolha: Lula lidera corrida presidencial com 45%; Bolsonaro mantém 32%

Datafolha: Lula lidera corrida presidencial com 45%; Bolsonaro mantém 32%

setembro 2, 2022 Off Por JJ

A pouco mais de um mês das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto, com vantagem de dois dígitos sobre seus adversários. É o que mostra pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (1º).

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, Lula tem 45% das intenções de voto − uma variação negativa de 2 pontos percentuais em relação ao desempenho registrado duas semanas atrás.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece com 32% − mesmo patamar do último levantamento. Os dois movimentos ocorrem dentro da margem de erro máxima prevista, de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Leia também: Datafolha realiza pesquisas eleitorais presenciais em pontos de fluxo: entenda a metodologia adotada

Na terceira posição da disputa aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9% das intenções de voto (ante 7%), e a senadora Simone Tebet (MDB), com 5% (ante 2%). Os dois candidatos estão em empate técnico, no limite da margem de erro da pesquisa.

Esta foi a primeira pesquisa Datafolha desde o início das campanhas no rádio e na televisão (o que ocorreu em 26 de agosto).

O levantamento também capturou os impactos das sabatinas realizadas pelo Jornal Nacional, da TV Globo, com Bolsonaro, Ciro, Lula e Simone, e do primeiro debate entre os presidenciáveis, organizado em pool pelos veículos Folha de S. Paulo, UOL, Bandeirantes e Cultura no último domingo (28).

O Datafolha ouviu 5.734 pessoas. A margem de erro é de 2 p.p. para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. Isso significa se um mesmo levantamento fosse realizado nas mesmas condições, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem máxima de erro.

Clique aqui para entender a metodologia adotada pelo instituto.

A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-00433/2022.

mais informações em instantes