
Covid: SES orienta sobre 2ª dose de reforço em público prioritário
dezembro 8, 2023
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta a vacinação contra a Covid-19 com a segunda dose de reforço da vacina Bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses. A população pode ter acesso aos imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios.
A medida para prevenção e controle da Covid-19 foi uma recomendação do Ministério da Saúde (MS) realizada por meio de nota técnica enviada a todos os estados na última terça-feira, 5. Diante da identificação de duas novas variantes da Covid-19 – JN.1 e a JG.3 – o MS destaca que a imunização é o principal meio de proteção contra a doença. As recomendações seguem em consonância com as evidências científicas e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além dos idosos, transplantados, pessoas vivendo com HIV, portadores de doença renal crônica em hemodiálise e pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico podem buscar a dose de reforço.
Embora Sergipe esteja apresentando aumento no número de casos em relação a semanas epidemiológicas anteriores, não há identificação da nova variante. Além disso, os casos de Covid-19 no estado seguem sem gravidade, não evoluindo para internação hospitalar ou óbito.
Mesmo diante do cenário, o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, reforça a importância da vacinação e dos cuidados preventivos. “ Essa nova orientação do Ministério da Saúde vem ao encontro das informações que temos, direcionadas às pessoas imunocomprometidas e idosas que configuram como a população mais suscetível e que apresentam mais gravidade. Como essa subvariante da Ômicron começou a ser isolada, com aumento de casos no Ceará, principalmente, orientamos a dose de reforço da bivalente para o público em questão. É importante também que as outras medidas preventivas sejam tomadas, como as pessoas que estão com sintomas usarem máscaras, para evitar transmissão”, disse.
Fonte: Ascom/Governo de Sergipe