Brasil é pior país a lidar com pandemia de Covid, diz estudo
janeiro 29, 2021(ANSA) – O foi apontado como o país que pior geriu a pandemia de Covid-19 no mundo por um estudo publicado pelo Lowy Institute de Sydney, na Austrália, nesta quinta-feira (28). O relatório analisou a crise sanitária em 98 países, com base em seis critérios, e ainda classificou a Nova Zelândia como a melhor gestão pública.
Segundo a organização, para elaborar os rankings foram feitos cálculos matemáticos entre as nações que disponibilizam informações públicas e que podem ser comparadas – a China, por exemplo, ficou de fora porque não informa de maneira confiável a quantidade de testes realizados diariamente.
Para elaborar a pontuação, foram analisados o número de casos e mortes confirmados, a quantidade de casos e mortes confirmadas por milhão de pessoas, a quantidade de casos confirmados em relação à quantidade de testes feitos e a quantidade de testes por mil pessoas.
O período examinado foram as 36 primeiras semanas depois de que cada país confirmou seu centésimo caso da Covid-19 em território nacional. “Esses indicadores pontuaram quão bem ou mal os países geriram a pandemia”, diz o documento.
Com o cálculo, a Nova Zelândia conseguiu 94.4 pontos no ranking (que vai até 100). O país de Jacinda Ardern – que tem cerca de 2,3 mil casos e 25 mortes entre seus cinco milhões de moradores – é seguido por Vietnã (90.8) e Taiwan (86.4).
O primeiro europeu a aparecer na lista é a Islândia, na sétima posição, com 80.1 pontos, e o primeiro país da América do Sul é o Uruguai (75.8) na 12ª colocação.
Já a Itália, a nação mais afetada em números totais na União Europeia, está na 59ª colocação, com 40.4 pontos. O Brasil obteve apenas 4.3 pontos no cálculo dos seis critérios, sendo superado ainda por México (6.5), Colômbia (7.7), Irã (15.9) e Estados Unidos (17.3).
“Apesar do surto de coronavírus ter começado na China, os países da Ásia-Pacífico, na média, foram os que tiveram maior sucesso na contenção da pandemia. Em contraste, a rápida disseminação da Covid-19 ao longo das principais artérias da globalização rapidamente atingiu primeiro a Europa e depois os Estados Unidos. Porém, a Europa também registrou a maior melhora no tempo do que qualquer outra região”, ressalta ainda o estudo.
Conforme dados da Universidade Johns Hopkins, o mundo contabiliza 100.920.026 casos confirmados do coronavírus Sars-CoV-2 e 2.175.447 mortes.
Os países com os maiores números absolutos de casos são EUA, Índia, Brasil, Rússia e Reino Unido; na soma das mortes são EUA, Brasil, Índia, México e Reino Unido.
Quer ser trader e tem medo de começar? O InfoMoney te ajuda a chegar lá: participe do Full Trader, o maior projeto de formação de traders do Brasil e se torne um faixa preta em 3 meses – inscreva-se de graça!