Bolsa brasileira tem novo horário a partir der segunda
março 10, 2024A B3 volta a operar em seu horário normal, encerrando o pregão regular às 17h (horário de Brasília), a partir do pregão desta segunda-feira, 11 de março. O retorno ocorre devido ao início do horário de verão nos Estados Unidos, conforme informou a Bolsa Brasileira em ofício na última terça-feira (23).
Com isso, o mercado à vista, incluindo o Ibovespa e demais índices, segue com abertura às 10h (horário de Brasília), mas o fechamento volta às 17h. O horário também traz de volta o after market, das 17h30 às 18h.
O cancelamento de ofertas pela manhã acontece entre 9h30 e 9h45 e após o fechamento do mercado, entre 17h25 e 17h30. Além do mercado à vista, os horários de negociações incluem também o mercado fracionário e de opções. O mercado a termo vai até 17h25.
Masterclass
As Ações mais Promissoras da Bolsa
Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita
Mesmo sem horário de verão no Brasil, a Bolsa operou no atual horário estendido desde 6 de novembro de 2023 até esta sexta-feira por conta do diferencial em relação à bolsa de Nova York.
Os Estados Unidos irão entrar no horário de verão em 10 de março (domingo). Com isso, a diferença entre Brasil e Nova York cairá das atuais duas horas para apenas uma hora.
Em relação ao horário de Brasília, as bolsas dos EUA passam então a abrir às 10h30 e fechar às 17h.
Continua depois da publicidade
A alteração no pregão na B3 acontece todos os anos, tendo como objetivo seguir o horário de funcionamento do mercado nos EUA, já que grande parte do volume negociado diariamente é de investidores estrangeiros.
Mercados futuros
Já a negociação dos mercados futuros seguirá no horário ampliado a partir de 11 de março. Assim, os contratos e minicontratos futuros de Ibovespa (IND e WIN, respectivamente) continuam a ser operados até às 18h25. Os contratos e minicontratos futuros de dólar comercial (DOL e WDO) encerram negociações às 18h30.
Esse horário já é praticado todos os anos entre novembro e março, quando não há horário de verão nos Estados Unidos. Agora, o horário seguirá ampliado também durante os meses de março a novembro, quando derivativos ligados ao Ibovespa encerram a negociação às 17h55 e os ligados ao dólar, às 18h.
A B3 apontou que o objetivo da mudança “integra os esforços para facilitar o acesso ao mercado de capitais”.
(com Estadão Conteúdo)