Banco de Leite convoca novas doadoras no mês do novembro roxo
novembro 6, 2022A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes em alusão ao novembro roxo, mês da prematuridade, celebrado mundialmente no próximo dia 17, chama a atenção das mães que possuem boa capacidade de doação, para que se prontifiquem a doar e ajudar aos bebês filhos de mães que não podem amamentar.
A gerente do banco de leite Marly Sarney, Magda Solange Dória Vieira, explica que a doação é segura e informa que o leite humano é ofertado aos recém-nascidos pré-termo com a finalidade da redução da morbidade e mortalidade neonatal.
Magda explica que o papel do Banco de leite, com relação ao prematuro, é zelar pela segurança alimentar, como também induzir a essa segurança alimentar no tocante por se tratar da melhor forma de nutrir o bebê. “A rede de bancos de leite fornece o alimento pasteurizado para esse bebê. Um leite com segurança, com as propriedades necessárias para o desenvolvimento do bebê promovendo a diminuição do tempo de internamento desse neonato e a diminuição dos riscos de infecção, já que o leite materno possui anticorpos, por conter todos os nutrientes necessários para a boa recuperação do bebê”, disse.
Ela atenta que todo banco de leite está ligado a uma maternidade com UTI Neonatal e são os bebês nascidos lá, que têm preferência. “Todo o volume recebido pelas doadoras é destinado apenas a maternidade e não há qualquer tipo de distribuição pessoal. isso vai contra a legislação”, disse a gerente. Ela destaca ainda que qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza mais leite do que o necessário para seu bebê, pode se tornar uma doadora.
Em baixa
Uma preocupação da gerente é que o banco de leite está com baixo estoque devido a redução do número de doadoras. “Além da importância de amamentar seu próprio filho, muitas mães também podem levar esse benefício para outros bebês internados na UTI neonatal, por isso enfatizamos a importância de se ter um estoque suficiente que atenda essa demanda”, alerta a enfermeira.
Rede
A Rede de Bancos do Estado de Sergipe é formada pelo banco, Referência Estadual Marly Sarney , o Banco de Itabaiana Irmã Pepel, de Lagarto Zoed Bitencourt, Posto de Coleta do Santa Isabel Marly Sarney e o posto de coleta do Santa Isabel em Aracaju. “Temos como uma das finalidades, prestar assistência ao bebê, orientar as mães que têm dificuldade no manejo da amamentação e a captação de leite para que possamos pasteurizar e entregar na Maternidade” observou Magda Doria.
A mulher com excesso de leite poderá entrar em contato para doar através do instagram @bancodeleitemarlysarney ou por meio do telefone (79) 3226301. “A doadora liga e fazemos uma espécie de entrevista com ela. Preenchemos todos os dados e a equipe de enfermeiras, assistentes sociais e nutricionistas, conversam com essa mulher fazendo alguns questionamentos. Ela manda o exame pelo WhatsApp e saberemos se a mulher está apta para doar. Sendo positivo, fazemos o roteiro dela e provavelmente no dia seguinte a colocamos uma equipe para fazer visita”, disse Magda Dória.
Contatos
– Banco de Leite Humano Marly Sarney: Rua Mato Grosso, s/n. Bairro José Conrado de Araujo. Aracaju (SE). Telefone (79) 3226-6301. Email blhumano.mnsl@saude.se.gov.br.
-Maternidade Nossa Senhora de Lourdes: Avenida Presidente Tancredo Neves. Bairro América. Aracaju (SE). Telefone (79) 3225-8650.
-Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel: Rua Jackson de Figueiredo, 401. Centro, Itabaiana (SE). CEP 49500-00. Telefone (79) 3431-2290. Fax (79) 3431-2290. Email diretoria@msjose.com.br.
-Maternidade Zacarias Júnior/Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt: Rua Hiipólito Santos. Centro, Lagarto (SE). CEP 49400-000. Telefone (79) 3631-2723. Fax (79) 3631-9319. Email bancodeleite@maternidadelagarto.com.
Posto de coleta do Hospital Santa Isabel “Dr. Fernando Guedes”: Avenida Simeão Sobral. Bairro Santo Antônio. Aracaju (SE). CEP 49060-640. Telefone (79) 32124900. Fax (79) 3236-2053.
Com informações da SES