Ato no Centro de Aracaju marca 2º dia de paralisação dos professores

Ato no Centro de Aracaju marca 2º dia de paralisação dos professores

maio 11, 2022 Off Por JJ

Ato no Centro de Aracaju marca 2º dia de paralisação dos professores (Foto: Sintese)

Os professores da rede estadual voltaram a se reunir nesta quarta-feira, 11, no calçadão da rua João Pessoa, Centro de Aracaju, para dar continuidade a agenda de manifestação. A categoria deflagrou uma paralisação de três dias nesta terça-feira, 10.

De acordo com o presidente eleito do Sindicato dos professores de Sergipe (Sintese), Roberto Silva, o ato desta quarta que marca o 2º dia de paralisação busca orientar as pessoas sobre o panorama de lutas da categoria.

“A Educação de Sergipe está na UTI porque o Governo vem tomando medidas para prejudicar os professores e as professoras. Queremos manter o diálogo com a população para explicar o porquê da paralisação das atividades. Por isso acreditamos que o ato tem esse viés importante e educativo”, salienta.

Ao deflagrar a paralisação da categoria, nesta terça, Roberto havia dito que os professores seguem unidos para revogar o desconto previdenciário de 14%  e que o Sintese já organizou um cronograma de manifestação para as próximas semanas e também para o mês de junho. “Decidimos em assembleia realizar alguns atos mensais para lembrar dos duros golpes que sofremos com a aprovação do pacote de maldade em março”, salienta.

Governo de Sergipe

Em comunicado, a Superintendência de Comunicação de Sergipe já se manifestou afirmando que a lei foi aprovada em março com pagamentos retroativos a janeiro e efetuados em abril ultrapassam os 34%. “Isso eleva os salários dos professores sergipanos a está entre os melhores do Nordeste”, destaca.

Em relação ao desconto previdenciário, a Superintendência destacou que a reforma nacional da previdência, que ocorreu em dezembro em 2019 e entrou em vigor em abril de 2020, trouxe mudanças nas regras de contribuição. “Em relação a Sergipe, o Governo enviou um Projeto pra Alese, que já foi aprovado, isentando o aposentado que ganha menos de dois salários do desconto. Os demais servidores só pagam aquilo que ultrapassar o valor de dois salários. A previsão da própria lei é que até em 31 dezembro de 2023 os demais aposentados passem também a ser isentos”, destaca.

por João Paulo Schneider