O plantão de atendimento do Hospital Santa Isabel está funcionando com restrição, por causa da superlotação de crianças com síndromes gripais graves. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do hospital nesta segunda-feira, 22.
A restrição funciona de forma que pacientes com a classificação amarela ou vermelha, têm prioridade no atendimento, pois correspondem a casos mais graves.
Isso acontece porque neste período de sazonalidade surgem crianças em estado mais crítico, em observações e os leitos ficam ocupados, havendo a necessidade de controle no atendimento.
Em uma publicação nas redes sociais, a Presidente da Sociedade Sergipana de Pediatria, Dra. Ana Jovina, recomenda que casos leves sejam encaminhados para atendimento ambulatorial, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Não tem como atender os casos mais leves, as crianças estão chegando com muita gravidade, isso ocupa leito, ocupa muito tempo do profissional. Então crianças com casos leves, procurem os serviços ambulatoriais”, diz Ana.
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos