Aracaju prorroga campanha de multivacinação e contra poliomielite

Aracaju prorroga campanha de multivacinação e contra poliomielite

setembro 6, 2022 Off Por JJ

(Foto: Ascom/SMS)

Diante da baixa adesão, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha de multivacinação e contra poliomielite para o dia 30 de setembro, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continuará à disposição da população, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal.

O Brasil atingiu 35% da população vacinada contra pólio e Aracaju registrou 35,59%, abaixo da meta do Ministério da Saúde, que é de 95% de cobertura de crianças de 1 a menores de 5 anos. Por isso, é necessário que pais e responsáveis busquem o serviço, como enfatiza a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro.

“Precisamos reforçar que a imunização é muito importante na erradicação de doenças, na diminuição de vírus em circulação, o que diminui o risco de infecção e transmissão. Os pais precisam buscar nossos pontos, para que possamos ampliar essa cobertura e garantir essa forma de prevenção contra a paralisia infantil, por exemplo, que é comprovadamente eficaz”, alerta Larissa.

Pontos de vacinação

Todas as 45 Unidades Básicas de Saúde da capital estão à disposição para vacinar contra pólio, de segunda a sexta, das 8h às 16h, além dos pontos instalados nos três shoppings de Aracaju funcionando das 10h às 17h e aos sábados das 10h às 16h.

Para receber a vacina basta apresentar o cartão de vacinação, documento da criança com foto e comprovante de residência do local selecionado. Crianças menores de 1 ano serão vacinadas de acordo com a situação vacinal.

Multivacinação

O público-alvo da campanha de multivacinação são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Neste caso, a população deve buscar a UBS mais próxima à sua residência, com documento com foto, certidão de nascimento da criança ou adolescente e cartão de vacinação.

Fonte: PMA