Aracaju inicia aplicação da 5ª dose em idosos institucionalizados

Aracaju inicia aplicação da 5ª dose em idosos institucionalizados

dezembro 13, 2022 Off Por JJ

Aracaju inicia aplicação da 5ª dose em idosos institucionalizados (Foto: Ascom/SMS)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, nesta segunda-feira, 12, a aplicação da quinta dose contra a covid-19 em idosos a partir dos 70 anos em instituições de longa permanência. Neste primeiro dia, o cronograma contemplou o Asilo Rio Branco e o Same-Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição, que juntos totalizaram 74 idosos vacinados.

A iniciativa segue a estratégia de ampliação da cobertura vacinal que já vem sendo executada pela SMS, como reforça a coordenadora de imunização, Larissa Ribeiro.

“Essa é uma ação que assegura mais essa proteção à saúde desse público, lembrando que, aqueles com esquema incompleto ou outras situações, as equipes avaliarão cada situação para realizar os encaminhamentos cabíveis”, disse.

O cronograma da Secretaria da Saúde de Aracaju para o reforço vacinal dessa população seguirá nesta quarta e quinta-feira, dias 14 e 15, contemplando a Clínica de Repouso São Marcelo, a Casa de Apoio Bom Samaritano, o Residencial Sênior Pura Vida e o Meu Aconchego Residencial para Idosos.

Quinta dose

A quinta dose contra a covid-19 começou a ser aplicada em Aracaju na segunda-feira, 12, em idosos acima dos 70 anos que tenham tomado a quarta dose há mais de seis meses.

O imunizante é ofertado para a população geral, dentro dessa faixa etária, nas 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; nas unidades Onésimo Pinto, Marx de Carvalho, Francisco Fonseca e Augusto Franco a vacina é disponibilizada em horário estendido, até as 18h.

Aos sábados, os três shoppings da capital – RioMar, Jardins e Aracaju Parque – também são pontos de vacinação, das 10 às 17h.

A Prefeitura de Aracaju também montou um ponto de vacinação na praça Fausto Cardoso, no Centro, o qual funcionará até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; e aos sábados, das 8h às 13h. Para se vacinar, basta apresentar documento com foto e cartão de vacina.

por João Paulo Schneider 

Com informações da SMS