Aracaju aplicou mais de 13 mil doses de vacinas BCG e febre amarela

Aracaju aplicou mais de 13 mil doses de vacinas BCG e febre amarela

maio 23, 2022 Off Por JJ

(Foto: SMS)

Na rede municipal de saúde de Aracaju, a vacinação é um serviço porta aberta, ofertado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com calendário ativo, durante todo o ano, na capital. Entre os imunizantes que são ofertados estão a vacina contra a febre amarela e contra a BCG, que totalizam 13.131 doses aplicadas em 2022.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, somente este ano já foram aplicadas 669 doses da vacina contra febre amarela e 12.462 da BCG.

“Por Sergipe não fazer parte das áreas de risco para a doença, a vacina contra a febre amarela é disponibilizada apenas para as pessoas que precisam viajar para essas áreas, ou as que farão viagens internacionais, mediante comprovação. Importante que a pessoa busque se vacinar com o prazo mínimo de dez dias de antecedência à viagem, para que haja um tempo hábil para a imunização”, explica Larissa.

Acesso a vacina contra a febre amarela

A vacina contra febre amarela está disponível em oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de 8h às 16h, com dias específicos para aplicação. São elas: UBS Augusto César Leite, no Santa Tereza (às segundas e quartas-feiras); UBS Celso Daniel, no bairro Santa Maria (às segundas e quintas-feiras); UBS Joaldo Barbosa, no bairro América (às terças e quartas-feiras); UBS Edézio Vieira de Melo, no Siqueira Campos (às segundas e quintas); UBS Maria do Céu, no Centro (às terças e sextas); UBS Renato Mazze Lucas, no Santos Dumont (às segundas e terças); UBS José Calumby, no Bugio (somente às quartas-feiras); e UBS Dona Sinhazinha, no Grageru (também somente às quartas-feiras).

São aceitos como comprovação para acesso à vacina: cópia da passagem aérea ou rodoviária, da reserva de hospedagem, inscrição de evento ou ainda um comprovante de residência, caso a viagem seja para casa de familiares que residem nessas áreas. No momento da vacinação também é necessário apresentar documento de identificação, comprovante de residência de Aracaju e cartão de vacina.

“O Ministério da Saúde preconiza que crianças com idade entre nove meses e quatro anos, que precisam viajar para áreas endêmicas recebam a primeira dose, e ao completar quatro anos, recebam a dose de reforço. Após essa idade, todas as pessoas que necessitam se deslocar para essas áreas recebem dose única, que confere proteção ao longo da vida. A vacinação não é aplicada em idosos 60+, mulheres grávidas em qualquer período gestacional, lactantes, pessoas com doenças autoimunes e portadores de HIV devem apresentar relatório médico que indique que não há contraindicações para receber a vacina”, enfatiza a coordenadora.

Vacinação de BCG nas Maternidades e UBSs

Os bebês nascidos nas maternidades públicas da capital (Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes), antes da alta, recebem as primeiras vacinas ainda na maternidade. “A vacina é aplicada nos primeiros dias de vida e oferece as proteções iniciais para as crianças. Elas já saem da maternidade imunizadas, o que dá maior segurança e conforto para as mães, porque elas não precisarão ir a uma Unidade de Saúde só para vacinar. E para quem optar por vacinar nas Unidades, a rede oferta a vacina BCG em 33 unidades”, orienta a técnica do Programa Saúde da Criança, Cerisa Bonfim.

Para ter acesso, basta procurar uma UBS com o cartão vacina e documento com foto dos pais. Quem não tem cartão vacinal, faz no momento da imunização portando documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Atualmente, 33 UBSs ofertam a vacina BCG para recém-nascidos, com dias de funcionamento diferenciados, nos turnos da manhã e tarde. O serviço está disponível nas UBSs: Augusto César Leite (Santa. Tereza); Augusto Franco (Farolândia); Santa Terezinha (Robalo); João Bezerra (Areia Branca); Osvaldo Leite (Santa Maria); Humberto Mourão (atualmente sendo atendidos na UBS Geraldo Magela, no Orlando Dantas); Roberto Paixão (17 de Março); Celso Daniel (Santa Maria); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Ávila Nabuco (Médici); Dona Sinhazinha (Grageru); Manoel de Souza (Sol Nascente); Joaldo Barbosa (América); Fernando Sampaio (Castelo Branco); Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); Adel Nunes (América); Osvaldo de Souza (Getúlio Vargas); Maria do Céu (Centro); Dona Jovem (Industrial); Amélia Leite (Suíssa); Porto Dantas (Porto Dantas); José Augusto Barreto (Japãozinho); Francisco Fonseca (18 do Forte); Carlos Fernandes de Melo (Lamarão); Eunice Barbosa (Coqueiral); José Quintiliano (Cidade Nova); Anália Pina de Assis (A. Tamandaré); João Oliveira Sobral (Santos Dumont); Walter Cardoso (Veneza); João Cardoso (José Conrado de Araújo); Lauro Dantas (Bugio); José Calumby Filho (Jardim Centenário); Carlos Hardmam (Soledade).

Fonte: AAN