Apple compra startup especializada em transmissão de eventos em realidade virtual

Apple compra startup especializada em transmissão de eventos em realidade virtual

maio 15, 2020 Off Por JJ

Loja da Apple, com o logo da companhia em um fundo preto
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A Apple confirmou nesta quinta-feira a compra da empresa da NextVR, startup de produção de eventos ao vivo, como shows e jogos esportivos, vistos por meio da realidade virtual.

Os termos da transação não foram divulgados, mas segundo o site especializado em notícias da multinacional norte-americana 9to5Mac, a empresa a foi adquirida por cerca de US$ 100 milhões.

A página inicial da NextVR foi atualizada para dizer que ela está “seguindo uma nova direção”, embora não forneça outros detalhes. A startup também agradeceu aos seus parceiros e fãs ao redor do mundo pelo papel que desempenharam na construção da plataforma para experiências de esportes, música e entretenimento em realidade virtual.

O serviço também foi encerrado em várias plataformas, como o Oculus. Os usuários que tentarem usar o NextVR nesses dispositivos receberão a mesma mensagem vista em seu site.

É a segunda aquisição que a Apple fez nas últimas semanas, após a compra do aplicativo meteorológico DarkSky. A Apple não divulgou o que pretende fazer com a startup, porém segundo a Bloomberg as operações da NextVR serão encerradas e a tecnologia absorvida e aplicada nos projetos da companhia fundada por Steve Jobs.

A aquisição ocorre quando a gigante da tecnologia se aprofundou nas ofertas de entretenimento e serviços digitais nos últimos anos.

A divisão de serviços da empresa teve crescimento significativo no primeiro trimestre do ano, enquanto as vendas de iPhone recuaram no mesmo período. A divisão, que inclui produtos como Apple TV Plus, Apple Music e Apple Care, atingiu um recorde histórico de US$13,3 bilhões em vendas.

Comprar uma empresa que oferece programação de entretenimento e esportes através da realidade virtual aparentemente se alinha com as ambições de crescimento na categoria de serviços e produtos wearables da Apple.

A empresa está desenvolvendo um fone de ouvido combinado realidade virtual e aumentada que se concentrará em casos de uso para entretenimento, jogos e reuniões virtuais, com previsão de lançamento para 2021 ou 2022.

Newsletter InfoMoney
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email: