A Universidade Federal de Sergipe (UFS)publicou nesta quinta-feira, 29, um novo edital de convocação extraordinária para apuração de denúncias de possíveis irregularidades na autodeclaração de pretos ou pardos. A medida decorre do recebimento de denúncias sobre discentes da instituição que ingressaram por meio das cotas destinadas aos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e que permanecem com vínculo ativo.
De acordo com a UFS, os convocados deverão ser submetidos à análise presencial da Comissão de Heteroidentificação, que efetuará o procedimento complementar à autodeclaração apresentada no ato da matrícula institucional. O procedimento de heteroidentificação complementar acontecerá no próximo dia 10 de outubro, na Comissão de Concursos e Vestibulares (CCV), no Campus de São Cristóvão, em horário disponível no edital.
A recomendação, conforme a UFS, é para que o aluno compareça ao local com os cabelos naturais, sem a utilização de qualquer tipo de maquiagem, óculos, adornos ou acessórios.
A UFS alertou que o resultado dos procedimentos disciplinados no edital poderá ensejar o cancelamento das matrículas dos que não obtiverem a validação de sua autodeclaração, pois os resultados de indeferimento serão considerados indícios de fraudes às cotas raciais, devendo ser encaminhamento ao Ministério Público Federal para adoção das providências cabíveis.
Com informações da UFS