Após casos positivos de ômicron, Doria reavalia liberar uso de máscaras em SP

Após casos positivos de ômicron, Doria reavalia liberar uso de máscaras em SP

dezembro 1, 2021 Off Por JJ

covid-19 coronavírus máscara
Máscara é segurada por pessoa na pandemia de Covid-19 (Getty Images)

Os dois casos confirmados de contaminação nesta terça-feira (30) por ômicron, nova variante do coronavírus Sars-Cov-2, podem atrasar o cronograma de flexibilização da pandemia em São Paulo.

Um casal procedente da África do Sul teve resultado positivo para a nova cepa antes do embarque, no aeroporto de Guarulhos (Grande SP), em voo de retorno ao país africano. Eles estão isolados e monitorados por equipes de saúde na capital paulista.

Com esse novo cenário, a promessa de flexibilizar o uso de máscaras está comprometida. O item de proteção não seria mais obrigatório, a partir de 11 de dezembro, para ambientes externos em todo o estado.

A medida, agora, será reavaliada após o governador João Doria (PSDB) abrir consulta sobre o tema junto ao Comitê Científico do governo paulista, que é responsável por criar e revisar os procedimentos que precisam ser adotados para a redução de infecções e óbitos por coronavírus.

Em coletiva recente à imprensa, Doria anunciou o fim da obrigatoriedade do uso da máscara, mesmo sem atingir as metas estipuladas de redução dos indicadores na pandemia.

O item, que precisa cobrir o nariz e a boca, continuaria obrigatório apenas em ambientes fechados e no transporte público em geral. “O nosso parâmetro sempre foi o cenário epidemiológico em São Paulo. E, por isso, precisamos saber o impacto da nova variante com a flexibilização do uso de máscaras em espaços abertos”, disse Doria.

“É necessário ter cautela e avaliar esse novo elemento. O nosso compromisso é com a saúde da população”, complementou, nesta terça, o governador.

Segundo o governo paulista, o parecer do comitê, formado por infectologistas e especialistas em saúde pública, ficará pronto na próxima semana, após reunião do grupo.

Até o momento, o estado de São Paulo tem 75,8% de sua população com o esquema vacinal completo, com uma (caso da Janssen) ou duas doses (demais imunizantes disponíveis) aplicadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.