Ângela Melo apresenta PL instituindo Ano Educacional Paulo Freire

Ângela Melo apresenta PL instituindo Ano Educacional Paulo Freire

fevereiro 1, 2021 Off Por JJ

Vereadora Professora Ângela Melo apresenta PL instituindo Ano Educacional Paulo Freire em Aracaju (Foto: Ascom)

Com o objetivo de difundir a memória história da contribuição do educador Paulo Freire para a educação no Brasil e no mundo, a vereadora Professora Ângela Melo (PT) apresentou um Projeto de Lei, nesta segunda-feira (01/02), propondo que seja instituído, no período entre 19/09/2021 e 22/09/2022, o Ano Educacional Paulo Freire em Aracaju.

Vale destacar que o período proposto no PL de Ângela Melo tem como início a data em que, se vivo estivesse, Paulo Freire completaria 100 anos.

A parlamentar petista ressalta, como argumentos para a apresentação do projeto, o fato de Paulo Freire ser oficialmente Patrono da Educação Brasileira e da Educação Sergipana. Esses títulos foram obtidos, respectivamente, através da Lei Federal nº 12.612, de 13 de abril de 2012 (sancionada pela ex-presidenta Dilma Rousseff); e da Lei Estadual nº 7.382, de 3 de janeiro de 2012 (de autoria da ex-deputada estadual Ana Lúcia, PT).

“Mais do que nunca, nesse período de pandemia, o Brasil está percebendo a importância da educação para a formação da nossa sociedade. Mas não qualquer educação. Precisamos de uma educação libertadora, de caráter transformador, que seja praticada de forma dialética, que busque superar todas as formas de desigualdade e preconceito. Esse era a educação defendida por Paulo Freire, essa é a educação que defendo”, afirmou a vereadora, enfatizando não haver melhor momento para a difusão do pensamento de Paulo Freire do que o seu centenário.

No conteúdo do Projeto de Lei, Ângela Melo indica uma série de ações para realização pela Câmara Municipal de Aracaju, como: audiência pública; exibição na TV Câmara de documentários e entrevistas sobre a vida e obra de Paulo Freire; produção de matérias jornalísticas sobre práticas pedagógicas referenciadas na pedagogia de Paulo Freire nas escolas públicas de Aracaju.

A vereadora propõe também que o Legislativo de Aracaju faça um convênio com o Instituto Paulo Freire para aquisição e veiculação de materiais sobre a biografia e a pedagogia freireana, além de utilização de outros recursos de comunicação social, com o objetivo de dar ampla publicidade às atividades do Ano Educacional Paulo Freire.

Também no texto do PL, a parlamentar sugere diversas iniciativas que podem ser desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, como pesquisas sobre toda a produção científica, filosófica, pedagógica e administrativa de Paulo Freire; estímulo a experiências pedagógicas, entre os educadores aracajuanos, que tenham como referência a pedagogia de Paulo Freire; incentivo à produção de vídeos, documentários, publicações gráficas e editoriais voltadas para a vida e a obra de Paulo Freire, dentre outras.

Ao protocolar o Projeto de Lei, a Professora Ângela Melo faz um chamado aos colegas vereadores para que aprovem a propositura. “Reconhecendo a importância do legado do educador Paulo Freire, sobretudo na elaboração de práticas pedagógicas referenciadas na pedagogia libertadora, é que solicito o entendimento e o acolhimento, por parte dos meus ilustres pares, ao conteúdo deste Projeto de Lei”, frisou.

Fonte: Assessoria Parlamentar