André Brandão pode deixar presidência do Banco do Brasil, diz Veja; ações caem mais de 3%
janeiro 13, 2021SÃO PAULO – As ações do Banco do Brasil (BBAS3) passaram a registrar queda de mais de 3% na sessão desta quarta-feira (13) após a Veja informar que André Brandão, presidente do Banco do Brasil nomeado por Jair Bolsonaro em setembro do ano passado, poderia estar de saído do cargo. Às 14h18 (horário de Brasília), os ativos BBAS3 registravam perdas de 3,67%, a R$ 38,05.
O movimento de forte queda aconteceu a partir das 13h35, quando a notícia foi publicada pelo site de Veja, como pode ser observado no gráfico abaixo:
Segundo fontes ouvidas pela coluna Radar, a mudança no comando da instituição está sendo seriamente considerada pelo Planalto neste momento.
“Brandão, na situação atual, não seria exonerado. O governo — leia-se a equipe de Paulo Guedes — encontraria outra função estratégica para ele. A mudança pode ser efetivada ainda nesta semana”, afirma a nota.
Na segunda, o Banco do Brasil anunciou ter aprovado um plano de reorganização para ganhos de eficiência operacional que prevê, entre outras medidas, o fechamento de 112 agências da instituição, além de programas de desligamento, com expectativa de adesão de 5 mil funcionários. O banco estima que a implementação plena das medidas deve ocorrer durante o primeiro semestre deste ano.
A reestruturação, já esperada pelo mercado, foi vista por analistas como um grande esforço da instituição para atacar seu maior gargalo em relação aos seus pares, a ineficiência, e avançar no processo de digitalização. Contudo, para alguns deles, o movimento veio com atraso em relação a seus principais concorrentes.
Quer fazer da Bolsa sua nova fonte de renda em 2021? Série gratuita do InfoMoney mostra o passo a passo para se tornar um Full Trader – clique para assistir!