Aju Animal: Prefeitura promove mutirão de castração neste sábado, 9

Aju Animal: Prefeitura promove mutirão de castração neste sábado, 9

novembro 7, 2024 Off Por JJ

A castração é um dos eixos do programa Aju Animal (Foto: Ascom/Sema)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema), realiza, neste sábado, 9, o mutirão de castração. A iniciativa tem o intuito de proporcionar o controle populacional de cães e gatos, promovendo a saúde dos animais, além de reduzir a fila de espera. A castração será realizada na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e em uma das clínicas credenciadas pelo Programa Aju Animal.

Para participar do mutirão é necessário fazer o cadastro na plataforma Aju Inteligente. “O procedimento é bem simples. O tutor vai preencher uma ficha com dados dele e também do pet. Nós vamos analisar e ligar para a pessoa, informando onde será realizada a castração e os procedimentos que devem ser adotados antes. É importante destacar que a pessoa precisa morar em Aracaju”, explicou o coordenador administrativo do Aju Animal, Ramon Guerra.

Aju Animal

A castração é um dos eixos do Programa Aju Animal, lançado pela gestão municipal em novembro de 2022. Ao todo, já foram castrados mais de 4.700 animais, entre cães e gatos. “A castração evita a superpopulação de animais e promove benefícios para a saúde do pet. Além disso, reduz comportamentos indesejados como brigas de rua. O procedimento é realizado de forma segura, com acompanhamento veterinário qualificado, garantindo a recuperação rápida e o conforto do animal”, pontuou Ramon Guerra.

Ampliação dos serviços

Para ampliar ainda mais os serviços ofertados pelo Aju Animal, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, conta com o credenciamento de duas clínicas veterinárias, além do convênio com A UFS. O programa oferece atendimento veterinário, a exemplo de consultas e exames. “Havia uma necessidade e elaborar politicas públicas para cães e gatos de Aracaju e o programa atende a essa questão. Ele busca assegurar tratamento digno aos animais e isso tem sido feito com respeito e cautela”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos.

Fonte: PMA