Ações da controladora do Assaí (ASAI3) estreiam na B3 em alta de 400% após cisão, enquanto Pão de Açúcar (PCAR3) cai mais de 70%
março 1, 2021As ações do Sendas (ASAI3), controlador do Assaí – estreiam na B3 na sessão desta segunda-feira (1). Após uma hora de leilão, por volta das 11h (horário de Brasília), tanto os papéis de ASAI3 quanto de PCAR3 abriram com movimentos bastante distintos. Às 11h10 (horário de Brasília), os ativos ASAI3 subiam 397,29%, a R$ 73,20, enquanto PCAR3 tinha baixa de 73,94%, a R$ 18,00.
Vale destacar que o papel é fruto da cisão da operação de atacarejo do Grupo Pão de Açúcar. Todas ações compradas e detidas de PCAR3 até a última sexta-feira tiveram direito de receber ações ASAI3 na mesma proporção.
Em relatórios no último final de semana, ao falar sobre a cisão do Assaí os analistas da Safra Corretora apontaram que estariam prestando muita atenção à avaliação das operações do multivarejo, pois pode haver um descasamento quando PCAR3 começar a ser negociada separadamente a ASAI3, na próxima segunda. A XP Investimentos aponta que, geralmente, a reavaliação das ações acontece de forma rápida nesses tipos de eventos.
Os analistas da XP Investimentos apontam que o Assaí é atualmente a maior marca operada pelo Casino no mundo, destacando ainda a força do atacarejo (faz o papel de loja e de atacadista), que é o principal canal utilizado pelas famílias brasileiras (62% das cidades brasileiras). A sua participação de mercado é de 29% atualmente, com expansão de 9 pontos percentuais nos últimos 5 anos, possui 184 lojas em 23 estados brasileiros (não estão presentes somente no Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Acre) e com 10 centros de distribuição localizados nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Além disso, avaliam, a estrutura dos líderes regionais independentes permite que a companhia adapte o sortimento, modelo de negócios e comunicação para atender às necessidades locais. O Passaí (marca própria de cartão) foi lançado há 2 anos e já representa 5% do faturamento bruto – o que os analistas veem como positivo em termos de produtividade das lojas (ticket médio 40% acima da média) e receita financeira.
A companhia ainda está revisitando sua estratégia digital e deve lançar uma iniciativa voltada para clientes B2B, além de estudar uma eventual expansão da sua atuação para o atacado de distribuição. Mas o foco está primeiro em alcance de capilaridade, para que a diluição das despesas compense o impacto nas margens brutas.
Como um trader ganha dinheiro, controla perdas, equilibra o emocional e multiplica capital? Assista na Imersão Trader Estratégico, treinamento gratuito do analista Charlles Nader.