“A pandemia desnudou um Brasil escondido pela polarização”: Simone Tebet e Tabata Amaral defendem diálogo

“A pandemia desnudou um Brasil escondido pela polarização”: Simone Tebet e Tabata Amaral defendem diálogo

julho 15, 2020 Off Por JJ

Simone Tebet e Tabata Amaral
Simone Tebet e Tabata Amaral

SÃO PAULO – A pandemia do novo coronavírus expôs uma realidade que, por vezes, vinha sendo sobreposta pelos calorosos embates da polarização política brasileira, e agora cobra da sociedade maiores condições de diálogo e a construção de pontes entre quem pensa diferente. Mais do que nunca, as desigualdades social, econômica e educacional cobrarão respostas que exigem um maior nível de convergência em tempos de ânimos acirrados.

Esta é a avaliação da senadora Simmone Tebet (MDB-MS) e da deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), duas gerações do mundo político que participaram do painel “Quais os efeitos da polarização política no Brasil de 2020”, pelo segundo dia da Expert XP. O bate-papo foi mediado por Débora Santos, analista política da XP Investimentos.

“O Brasil é o único país democrático do mundo, que, sendo acometido por uma pandemia sanitária, estando ainda diante de uma crise social e econômica, cria uma crise política desnecessária”, observou Simone Tebet, que preside a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e já liderou a bancada do MDB na casa legislativa.

“A pandemia não apenas nos isolou, ela desnudou para o Brasil um país muito mais desigual, muito mais desumano, com uma quantidade de invisíveis que não conhecíamos. Nós sabíamos o número de desempregados, dos informais, sabíamos até daqueles ambulantes que passavam pelas janelas de nossas casas no dia a dia tentando vender o almoço para poder pagar o jantar, mas não imaginávamos que havia uma quantidade de brasileiros à parte da sociedade brasileira sem a proteção social do Estado tão grande quanto essa”, completou.

Na avaliação da senadora, a polarização exacerbada experimentada pelo país cria falsos debates, como o antagonismo artificial entre saúde e economia, e desvia o foco dos problemas mais graves a serem enfrentados. “É como se houvesse uma cortina sobre nossos olhos”, diz. A saída, argumenta a parlamentar, requer união, foco e coragem para que diferentes grupos estejam dispostos a sentar à mesa para dialogar.

Já Tabata Amaral vê na pandemia como um triste exemplo de como a polarização política e a falta de diálogo podem custar vidas. “Temos uma pandemia que expõe e aprofunda as muitas desigualdades e mazelas do Brasil. Diante disso, quando vemos uma crise política que acaba roubando recursos, tempo, atenção e esforços, a conclusão que chegamos é: nosso Brasil não precisava ter sofrido tanto. A pandemia poderia ter durado muito menos e muitas vidas poderiam ter sido salvas se todos estivessem focados no combate ao coronavírus”, disse.

A deputada vislumbra dois problemas urgentes a serem enfrentados pela sociedade brasileira. O primeiro é a desigualdade em suas mais diversas faces (social, econômica, educacional).

“Essa desigualdade toda tira a capacidade das pessoas de sonhar, porque sabemos que um jovem periférico não tem os mesmos sonhos que um jovem de uma região nobre, e ele vai ter que correr muito mais para correr atrás dos mesmos sonhos quando consegue quebrar essa barreira e sonhar”, argumentou.

“A gente vai ter uma democracia mais profunda e um país menos polarizado quando as pessoas sentirem que a competição é justa, que elas têm acesso às mesmas oportunidades”, defendeu a deputada, filha de uma bordadeira e um cobrador de ônibus, criada na na Vila Missionária (bairro no extremo sul de São Paulo), e que se formou em Ciência Política e Astrofísica pela Universidade de Harvard (EUA) – exemplo do potencial transformador da Educação.

O segundo ponto seria a ausência de formação política. “Eu cresci, tanto quando fui bolsista de uma escola particular como quando estudava em escola pública, sem ter ideia do que fazia um vereador, sem ter ideia do que fazia o Senado ou a Câmara”, exemplificou.

Inscreva-se na EXPERT 2020 e acompanhe o maior evento de investimentos – Online e gratuito