Com distribuição de 66% do lucro, rendimento do FGTS neste ano será de 4,9%, líquido de IR

Com distribuição de 66% do lucro, rendimento do FGTS neste ano será de 4,9%, líquido de IR

agosto 11, 2020 Off Por JJ

(Gettyimages)

SÃO PAULO – O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) divulgou nesta terça-feira (11) que a distribuição do lucro do FGTS, referente ao ano de 2019, será de 66%. A partir disso, o conselho informou que o rendimento do fundo será de 4,9%, lembrando que o rendimento do fundo não sofre desconto de Imposto de Renda.

O lucro distribuído pelo fundo voltou a ser parcial, e não mais de 100% como aconteceu excepcionalmente em 2019, depois de uma decisão do presidente Jair Bolsonaro. O veto à distribuição de 100% do lucro pelo presidente aconteceu em dezembro, mas até hoje o conselho ainda não havia informado qual seria o percentual exato de repasse do lucro neste ano.

“O resultado de 2019 foi de R$ 11.324.324.757,15 e está sendo proposto a distribuição de R$7,5 bilhões. Esse montante, distribuído de forma proporcional aos saldos das contas vinculadas, juntamente com os juros e atualização monetárias obrigatórios do FGTS representarão uma rentabilidade total de 4,90% no ano de 2019”, diz a ata do conselho.

O rendimento anunciado supera com folga o da poupança e de algumas opções de investimento da renda fixa. Com a queda da taxa de juros básicos da economia, a Selic, para os atuais 2% ao ano, apenas a parte fixa do rendimento do FGTS já supera a taxa básica.

Para Michael Viriato, professor de finanças do Insper, o conselho do FGTS surpreendeu a expectativa no montante de distribuição, devido à pandemia. “Comparada a aplicações de crédito, esses 4,9% equivalem a 82% do retorno CDI do ano passado, que foi de 5,96%. Mas lembrando que o FGTS é líquido de IR, enquanto outras aplicações de renda fixa sofrem o desconto”, diz Viriato.

Ele ressalta que a comparação é feita com o CDI do ano passado porque o rendimento do FGTS creditado aos cotistas neste ano é referente ao resultado do fundo no ano passado.

A distribuição deverá ocorrer até 31/08 nas contas vinculadas que apresentarem saldo positivo em 31 de dezembro do ano passado.

Veja o vídeo: