Damodaran e Buffett precisam discutir a relação

Damodaran e Buffett precisam discutir a relação

agosto 5, 2020 Off Por JJ

Dois value investors entram em um bar…

Eles se cumprimentam e começam a conversar. Um deles, que chamaremos de A. conta que acaba de comprar ações da Tesla e pergunta ao colega, W., se ele investiria na montadora de carros elétricos.

“Claro que não, veja o P/L dela!”, responde W.

Você, Leitor, já deve ter ouvido falar esses termos algumas vezes no Stock Pickers, mas seguem suas definições consagradas mesmo assim:

  • Value investor é o investidor que busca companhias sólidas, mas que estejam com um preço baixo no mercado, ou subvalorizadas.
  • P/L, ou a razão entre preço das ações e lucro da empresa, é o principal indicador usado por eles para determinar se uma empresa está super ou subvalorizada.

No caso da Tesla, a relação entre preço e lucro é de 901 vezes. O que é ALTÍSSIMO.

A essa altura, portanto, você já pode estar se perguntando: como esse cara que compra ação da Tesla com esse preço pode se considerar value investor? Ainda mais se você ouviu as considerações do Marcelo Lopez no podcast sobre a empresa…

Antes que você comece a tirar conclusões, deixe-me revelar os verdadeiros nomes por trás das iniciais: W é de Warren Buffett e A é de Aswath Damodaran.

É claro que eles não entraram juntos em um bar (pelo menos eu não testemunhei este fato e eles não me contaram ter feito isso), mas o diálogo poderia ter acontecido e o conteúdo poderia ter sido esse.

Value Investing pós-covid

Warren Buffet é o maior value investor do mundo e já disse publicamente que não investiria na Tesla (só checar aqui).

Aswath Damodaran é professor da New York University, Ph.D em finanças e escritor. Mas o título que melhor resume seu currículo é informal: papa do valuation.

Damodaran foi um dos palestrantes da Expert 2020. E na sua exposição, decretou: o value investing tradicional ficou para trás, e seus dogmas não foram capazes de salvar investidores desta crise.

Na verdade ele foi até mais duro que isso:

“Acredito que o value investing ficou ritualístico (adorar Buffett e Munger em um altar, falar, mas não agir como Ben Graham) e quadrado (apontar o dedo ou coisas piores para quem investe em empresas de tecnologia e crescimento)”

Essas foram as palavras de um dos slides apresentados por ele. Enquanto essa frase era exibida, ele dizia: “Se essa crise era a que deveria estar nos levando de volta para o velho value investing… não foi dessa vez. O value investing não funcionou nessa crise”.

Quer receber a Newsletter do Stock Pickers? Preencha o campo abaixo com seu nome e seu melhor email

A conclusão de Damodaran vem de alguns dados que ele compilou: enquanto as empresas de P/L mais alto perderam 3,42% em valor de mercado, as de P/L mais baixo ficaram 15,52% MENOS valiosas entre 14 de fevereiro e 1º de junho. Os números são globais.

Em um prazo mais longo, os números também mostram uma mudança na efetividade do value investing: pela primeira vez desde 1930 as empresas mais baratas tiveram performance pior que as mais caras.  Veja a última linha da tabela:

Tabela exibida por Aswath Damodaran em sua apresentação na Expert 2020
Tabela exibida por Aswath Damodaran em sua apresentação na Expert 2020

“A esperança está em redescobrir a palavra valor. Eu me vejo como value investor, mas a minha definição de value investing é comprar uma ação que esteja sendo negociada abaixo do seu valor. Por isso eu comprei Tesla em junho de 2019”, disse.

Percebeu que ele usou a palavra VALOR, e não preço?.

A apresentação de Damodaran ainda está disponível aqui, mas não sabemos até quando. E veja até o fim, quando nosso colega Guilherme Giserman aponta para o bode na sala, perguntando: mas e o comportamento do Elon Musk? Claro que o papa do valuation não fugiria de uma pergunta como essa.

Muita gente do Condado que assistiu a apresentação reavaliou conceitos e repensou dogmas. Uma das frases que eu ouvi em uma das milhares de reuniões no Zoom desde então foi “até o Damodaran falando bem da Tesla? 2020 está doido mesmo”.

Não conseguimos dar tchau para a Oi

Recebemos mais uma vez, em edição extraordinária das nossas lives, Gustavo Fabricio, da RPS, e Bernard Holcman, da Ibiuna, para falar mais uma vez da Oi.

Sei que fizemos uma live que julgávamos definitiva, mas como o noticiário não dá trégua e a ação foi de R$ 1,19 para R$ 1,82 neste mês, precisamos trazê-los de volta para responder a seguinte pergunta: o que fazer agora com OIBR3? Clique aqui para assistir.

 

MBA de Ações

Estão abertas por mais alguns dias as inscrições para o MBA de Ações e Stock Picking, do qual o Thiago Salomão é o coordenador acadêmico.

E o nível dos professores é altíssimo… Talvez “estratosférico” fosse pouco melhor para para definir, mas ainda assim acho pouco.

Clique na imagem abaixo, veja com seus próprios olhos e tire suas conclusões sobre esse corpo docente:

Professores do MBA de Ações e Stock Picking
Professores do MBA de Ações e Stock Picking

 

Achou que não ia ter merchan?

Achou errado.

Esta é a camiseta dos fundadores, a favorita dos ouvintes do Stock Pickers! E ela NÃO ESTÁ MAIS À VENDA. Com dissemos, era por tempo limitado.

Mas você ainda pode clicar nela e comprar algum dos outros modelos. Clique e garanta a sua!

Camiseta fundadores Stock Pickers
Camiseta fundadores Stock Pickers