A transparência do Governo do Estado em relação à publicação de dados que permitam o acompanhamento da disseminação da pandemia de covid-19 em Sergipe é considerada insuficiente, segundo levantamento realizado pela Open Knowledge Brasil (OKBR), organização que atua na área de transparência e abertura de dados públicos.
A avaliação da OKBR considerou conteúdo, formato e nível de detalhamento das informações divulgadas na manhã do dia 2 de abril, nos portais dos governos dos estados e do governo federal.
De acordo com o levantamento, Sergipe obteve 10 pontos e ficou no nível de transparência chamado de “Zona Opaca” ao lado de outros sete estados (Amapá, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Pará e Rondônia), onde é preciso avançar na divulgação de dados.
O estudo apontou também que apenas Pernambuco, seguido do Ceará e Rio de Janeiro apresentam um bom nível de informações, embora ainda haja pontos importantes a melhorar.
A OKBR disse ainda que somente um estado divulgou o número de testes disponíveis e que nenhum deles divulgou a taxa de ocupação de leitos (total ocupado em relação total disponível).
O Governo de Sergipe informou que a Secretaria de Estado da Saúde desenvolveu uma ferramenta digital que vai resolver a situação e trazer melhorias para a divulgação dos dados. A previsão, conforme o Governo, é de que a ferramenta seja implantada até a próxima semana.
por Verlane Estácio com informações da OKBR