Hospitais privados atenderam mais de 2.500 casos de síndrome gripal
abril 3, 2020A pedido do Ministério Público de Sergipe, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, os hospitais particulares de Aracaju, a exemplo do Primavera, Renascença, São Lucas e Unimed informaram que, no mês de março, foram atendidos 2.702 casos de Síndrome Gripal.
Desse total, 150 foram notificados à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e 2552 pacientes estão em isolamento domiciliar, por orientação médica, mas não fizeram exame para a Covid-19. A Vigilância em Saúde orienta que os hospitais notifiquem à SES apenas quando se tratar de casos confirmados como Síndrome Respiratória Grave.
“Esses números precisam ser divulgados para conhecimento da população e coordenação dos cuidados com os pacientes, bem como para a investigação epidemiológica e, até, para garantir políticas públicas e estratégias de saúde”, destacou a promotora de Justiça Euza Missano.
Segundo Missano, com as informações solicitadas, o MP analisará as ocorrências da contaminação em Sergipe, para articular as Promotorias de Justiça que integram o Gabinete de Acompanhamento de Crise e, assim, intensificar a conscientização da população de que deve permanecer em casa.
“As pessoas precisam obedecer a recomendação das autoridades sanitárias no que diz respeito ao isolamento social, pois o número de infectados, efetivamente, pode ser muito maior, diante dos números de pacientes que não fizeram o exame para detecção da Covid-19 apresentados pelos hospitais”, avalia a promotora de justiça.
Fonte: MPE