BCE mantém política monetária inalterada, mas fala em ‘ajustar seus instrumentos’

BCE mantém política monetária inalterada, mas fala em ‘ajustar seus instrumentos’

julho 16, 2020 Off Por JJ

união europeia fronteiras europa arame farpado imigração
(Getty Images)

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter sua política monetária inalterada após reunião concluída nesta quinta-feira, mas reiterou que continua disposto a ajustar “todos os seus instrumentos”, conforme for apropriado. As principais taxas de juros do BCE, a de refinanciamento e a de depósitos, permaneceram em 0% e -0,50%, respectivamente.

Além disso, o BCE manteve o volume de seu Programa de Compras de Emergência na Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) em 1,35 trilhão de euros. Na reunião anterior, realizada no começo de junho, a autoridade monetária já havia ampliado em 600 bilhões de euros o programa que foi criado em reação à crise do coronavírus.

O BCE também deixou inalterado o tamanho do Programa de Compras de Ativos (APP, na sigla em inglês), em 120 bilhões de euros, a um ritmo mensal de 20 bilhões de euros. Segundo a instituição, as compras do APP serão realizadas “pelo tempo que for necessário”.

Em comunicado, o BCE reiterou ainda que o período de vigência do PEPP irá até pelo menos junho de 2021 e que as compras do programa serão conduzidas de maneira flexível. A instituição voltou a ressaltar, porém, que as compras do PEPP continuarão até que a crise da covid-19 seja superada.

O BCE reafirmou também que os juros básicos vão continuar nos níveis atuais ou menores “até que a perspectiva de inflação convirja de forma robusta” para sua meta, que é de uma taxa ligeiramente inferior a 2%.

Inscreva-se na EXPERT 2020 e acompanhe o maior evento de investimentos – Online e gratuito