Alexandre de Moraes determina quebra de sigilo bancário de deputados bolsonaristas, diz jornal

Alexandre de Moraes determina quebra de sigilo bancário de deputados bolsonaristas, diz jornal

junho 17, 2020 Off Por JJ

SÃO PAULO – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta terça-feira (16), a quebra do sigilo bancário de deputados federais bolsonaristas, no âmbito do inquérito que apura a realização de atos antidemocráticos.

Conforme noticia o jornal O Globo, a iniciativa visa apurar se os parlamentares atuaram no financiamento das manifestações ilegais que pediram o fechamento do STF e do Congresso Nacional e a volta do AI-5.

A decisão foi tomada em conjunto com a autorização de ações de busca e apreensão cumpridas pela Polícia Federal mais cedo em endereços ligados a 21 alvos relacionados aos atos investigados. A operação batizada de Lume foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República, que conduz as investigações abertas em abril.

Um dos alvos das buscas foi o deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ). Alguns empresários também foram alvos, como Otávio Fakhoury, e o advogado Luís Felipe Belmonte, que tem participado da organização do novo partido do presidente Jair Bolsonaro – o Aliança pelo Brasil. Ontem (15), a PF já havia cumprido mandado de prisão temporária da ativista Sara Fernanda Giromini (conhecida como Sara Winter).

Segundo a reportagem, o magistrado determinou a quebra dos sigilos bancários de ao menos quatro parlamentares aliados do presidente: Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Cabo Junio Amaral (PSL-MG) e Otoni de Paula (PSC-RJ). Todos manifestaram apoio aos atos considerados antidemocráticos.