Índices de ações dos EUA sobem, mas caminham para primeira queda semanal em um mês com temor de 2ª onda de Covid-19
junho 12, 2020SÃO PAULO – Os índices da bolsa americana registram ganhos nesta sexta-feira (12), apesar de amenizarem das máximas atingidas na abertura, quando saltaram 3%.
Com isso, eles ainda ficam longe de recuperar as perdas da véspera, quando caíram entre 5% e 7% diante dos novos temores de uma segunda onda do novo coronavírus enquanto a maior parte dos países reabre suas economias.
Às 12h20 (horário de Brasília), o Dow Jones tinha alta de 1,54%, aos 25.514 pontos, enquanto o S&P 500 e Nasdaq avançavam 1,25% e 1,21%, respectivamente, para 3.039 pontos e 9.606 pontos. Apesar dos ganhos, os índices caminham para sua primeira queda semanal em um mês.
Os temores de uma segunda onda da epidemia nos EUA aumentaram nos últimos dias e, segundo a Reuters, meia dúzia de estados, incluindo Texas e Arizona, estão enfrentando aumento das infecções de Covid-19.
Arizona, Utah e Novo México registraram aumentos de 40% de novos casos, enquanto Flórida, Arkansas, Carolina do Sul e Carolina do Norte viram os casos aumentarem mais de 30% na semana encerrada em 7 de junho, de acordo com a Reuters.
Além disso, em vídeo divulgado hoje, Gita Gopinath, economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), disse que a economia global está se recuperando mais lentamente do que o esperado e enfrenta “cicatrizes significativas”. Ela afirmou ainda que o FMI divulgará projeções de crescimento atualizadas em 24 de junho que provavelmente serão piores que as projeções de abril, que apontavam para uma contração global de 3%.
Os analistas estão divididos no exterior sobre o que a queda de ontem e recuperação de hoje podem significar. Para alguns, este movimento de alta não é sustentável por conta dos novos temores, enquanto algumas casas de análise acreditam que ontem ocorreu apenas uma correção por conta do forte rali do mercado.
Em entrevista para a CNBC, Andrew Slimmon, analista do Morgan Stanley, disse que diante do forte rali recente do mercado, seria uma surpresa se ocorresse apenas um dia de correção.
“As ações que mais subiram em relação às mínimas ainda são as de risco, alto beta e small caps”, disse Slimmon. “Elas ainda são as grandes vencedoras e eu suspeitaria que ainda haverá mais dor a curto prazo antes que o mercado limpe esse tipo de especulação excessiva que vimos recentemente”, completou.
Um intensivo de 4 dias para aprender a extrair o primeiro lucro na Bolsa: conheça o Do Zero ao Gain, novo curso gratuito do analista André Moraes!