Centro para Síndromes Gripais segue atendendo aos finais de semana
junho 29, 2024A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, o gripário, funcionando aos finais de semana, como medida para desafogar as urgências, além de ampliar o atendimento à população em casos de sintomas de covid-19, síndromes gripais, dengue, zika ou chikungunya. Aos sábados e domingos, o local funciona das 7h às 13h.
Desde o mês de março, com a reabertura, o gripário funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, no entanto, devido ao aumento dos casos de síndromes gripais nesse período de sazonalidade, a SMS optou pela abertura, também, aos finais de semana. “Essa foi uma medida para otimizar o cuidado e a atenção à população, entendendo que o tratamento logo no início dos sintomas pode evitar o agravamento das doenças”, destaca a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Anne Sousa.
O local é indicado para atendimento de casos leves de síndromes gripais e, de acordo com a coordenadora da Reap, as pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos, seguem sendo a principal preocupação porque são as que têm maior propensão a ter um quadro mais sensível.
“Ainda que estes sejam os grupos que requerem mais atenção, qualquer pessoa que apresentar sintomas leves ou moderados podem ser atendidas no gripário. Casos de infecção aguda do sistema respiratório, que acomete as vias aéreas superiores, como garganta e nariz, causando febre acompanhada de, pelo menos, outro sintoma respiratório, como tosse ou dor de garganta, serão tratados no local”, destaca Anne.
De março até o momento, foram realizados 6.343 atendimentos, médicos e de enfermagem.
Fluxo de atendimento
Para ser atendido no local, cujo serviço é porta aberta, é indispensável apresentar um documento oficial com foto, a carteira do SUS e o comprovante de residência de Aracaju. A unidade está localizada na rua Josué de Carvalho Cunha, nº 2191, bairro Coroa do Meio, e dispõe de salas de triagem e observação, farmácia, consulta de enfermagem e consulta médica.
Fonte: AAN