Cremese diz que 19 crianças ainda aguardam leitos de UTI pediátrica
junho 13, 2024Um total de 19 crianças aguardam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em unidades de saúde em Sergipe. A informação foi confirmada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese) após fiscalizações realizadas na última segunda-feira, 10.
De acordo com o Cremese, as unidades analisadas foram a do Hospital Universitário, que recentemente abriu as novas unidades de UTI, do Hospital Santa Isabel, do Hospital da Criança e do Hospital João Alves. Com a vistoria, o conselho identificou que 19 crianças aguardam leitos de terapia intensiva.
Ainda conforme o conselho, 8 destas crianças se encontram no Hospital de Lagarto, aguardando a transferência que foi solicitada pelo Cremese via Documento Único de Solicitação de Vagas (DUSV). Situação semelhante é encontrada na ala crítica vermelha do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), onde 9 crianças aguardam leito e estão utilizando suporte ventilatório.
Além disso, uma criança também aguarda a vaga de UTI pediátrica no Hospital Santa Isabel e outra no Hospital da Criança. “Mesmo com a criação de 16 leitos de UTI pediátrica e 14 de semi-intensiva, outras 19 crianças ainda precisam do leito. Ou seja, a situação continua preocupante porque ainda existe crianças na fila da UTI”, explicou o Cremese.
O que diz a SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que ampliou o número de leitos pediátricos em todas as criticidades. Somente em leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), Sergipe saiu de dez para 30 leitos, o que corresponde a um aumento de 200%. Com essas ampliações, a rede estadual de saúde pediátrica atualmente conta com um total de 327 leitos.
Santa Isabel
A Pediatria do Hospital Maternidade Santa Isabel recebeu a visita do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese) no dia 10 de junho de 2024.
Durante a visita, foi constatada que os 15 novos leitos de semi-intensiva estão todos ocupados. A urgência pediátrica está funcionando sem restrições, garantindo o atendimento adequado a todas as crianças que necessitam de cuidados médicos.
No momento, temos 6 pacientes com indicação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI Pediátrica), os quais estão recebendo o devido acompanhamento e cuidados necessários.
Reiteramos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes, sempre trabalhando para oferecer o melhor atendimento possível.
Por Carol Mundim e Verlane Estácio
com informações do CREMESE