Mais de 700 mil contribuintes enviam declaração de IR no 1º dia; velocidade vira meme
março 15, 2024O prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) começou nesta sexta-feira (15). Até as 12h29 (horário de Brasília) de hoje foram enviadas 738.991 declarações, conforme levantamento mais atualizado da Receita Federal.
Ao todo 44,3% dos envios usaram a pré-preenchida. Cerca de 58% foram simplificadas e 37% das pessoas eram do sexo feminino. A média de idade entre os que aproveitaram o primeiro dia de entrega ficou em 46 anos.
Cerca de 79% das declarações entregues até agora foram feitas pelo programa gerador, 15% diretamente no sistema online da Receita e 6% por celular. Cerca de 88,17% têm imposto a restituir e só 6,28% precisam pagar algum valor.
Masterclass
O Poder da Renda Fixa Turbo
Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)
A rapidez de entrega no início do prazo acabou virando meme na Internet. Pelas redes sociais, usuários comemoraram a entrega do imposto nos primeiros segundos, anunciando “recorde mundial de entrega de imposto de renda”.
Alguns comemoram ter conseguido se livrar da obrigação e também por esperar ser um dos primeiros a receber a restituição. Outros lamentaram ao descobrir que terão de pagar imposto.
Vale lembrar que o prazo para o envio da declaração vai até as 23h59 de 31 de maio. Quem não entregar no prazo pagará multa de no mínimo R$ R$ 165,74 ou até 20% do imposto devido. Quem entregar antes e indicar número do Pix ficará na frente na hora da restituição.
Ao longo de toda a temporada de declaração, que vai durar 78 dias, o contribuinte poderá encaminhar dúvidas relacionadas ao Imposto de Renda ao InfoMoney pelo e-mail ir@infomoney.com.br. Especialistas serão consultados pela reportagem para elucidar os questionamentos.
Para fazer seu imposto de renda, o contribuinte pode baixar o Programa Gerador de Declaração (PGD) pelo computador ou usar o aplicativo Meu Imposto de Renda no celular ou tablet. Há ainda a possibilidade de fazer online pelo portal da Receita Federal.