Resultados preliminares do Saese serão divulgados em 21 de fevereiro

Resultados preliminares do Saese serão divulgados em 21 de fevereiro

fevereiro 23, 2024 Off Por JJ

Resultados preliminares do Saese serão divulgados em 21 de fevereiro (Foto: Seduc)

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) informa que a partir desta quarta-feira, 21, os gestores das unidades de ensino das redes públicas estadual e municipais poderão acessar os resultados preliminares da terceira edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese). Eles terão até o dia 1° de março para interpor recursos, no próprio sistema, caso entendam que há alguma inconsistência nos dados de suas escolas.

A terceira edição do Saese ocorreu no período de 21 de novembro a 1° de dezembro de 2023, envolvendo as redes públicas estadual e municipais, a partir da aplicação de instrumentos avaliativos de Língua Portuguesa e Matemática e de questionários contextuais em todas as etapas de ensino: alfabetização, anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional (Segsae), vinculado à Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave) da Seduc, professora Amanda Vieira, salienta que o acesso aos resultados preliminares e a interposição de recursos são ações restritas aos gestores das escolas públicas que participaram do Saese. “Eles devem realizar a consulta por meio das senhas enviadas pelo Segsae aos dirigentes municipais de educação e diretores das diretorias regionais de educação”, detalha.

A diretora da Ceave, professora Joniely Cruz, orienta os gestores a analisarem cuidadosamente os dados, pois essa etapa antecede a divulgação do resultado definitivo. “Os diretores devem ter atenção ao prazo de interposição, que corresponde ao período de 21 de fevereiro a 1° de março, já que este é o momento oportuno para questionamentos. Perdendo o prazo, entende-se que o resultado divulgado está validado pela escola”, reforça.

Para terem acesso aos resultados, os diretores devem entrar no sistema de divulgação e interposição de recursos, desenvolvido pela instituição parceira, a Fundação Cesgranrio, via
https://recurso.cesgranrio.com.br/login.

*Com informações da Seduc