O município de Aracaju está sem testes rápidos para detectar o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi conformada nesta terça-feira, 20, pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS).
Segundo a pasta municipal da Saúde, a falta dos testes rápidos está relacionada com a nova política de vigilância do Ministério da Saúde, que tem priorizado o teste RT-PCR, que permite identificar a presença do material genético (RNA) do vírus Sars-Cov-2 em amostras de secreção respiratória.
Diante desse novo parâmetro, a distribuição dos testes rápidos para os estados da federação – incluindo Sergipe – está bem escassa. Assim, a SMS informa que não há por parte do Ministério da Saúde uma previsão para que os testes rápidos cheguem a Aracaju.
Testagem com RT-PCR
Embora não haja testes rápidos disponíveis, a Secretaria da Saúde informou que a população de Aracaju tem acesso ao teste RT-PCR em algumas Unidades Básicas de Saúde da capital. São elas: Augusto Franco (bairro Farolândia), Francisco Fonseca (bairro Dezoito do Forte), Cândida Alves (bairro Industrial) e Onésimo Pinto (bairro Jardim Centenário).
por João Paulo Schneider