Olimpíada Nacional de História recebe inscrições até 16 de outubro

Olimpíada Nacional de História recebe inscrições até 16 de outubro

outubro 4, 2023 Off Por JJ

Olimpíada Nacional de História recebe inscrições até 16 de outubro (Foto: Seduc)

Desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Olimpíada Nacional de História do Brasil Aberta (ONHB-A) recebe inscrições para a edição 2023 até o próximo dia 16 de outubro. A inscrição deve ser realizada de forma online, é gratuita e está disponível para qualquer pessoa acima de 12 anos de idade.

A olimpíada objetiva ampliar o acesso ao conhecimento sobre a história do Brasil, especialmente no público estudantil, e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades), tem incentivado professores e estudantes da rede estadual de ensino a participarem desta competição acadêmica.

As inscrições podem ser realizadas em quatro modalidades: Individual – qualquer pessoa acima de 12 anos; Grupo – grupos com duas a seis pessoas acima de 12 anos; Escola privada – grupo formado por um professor e três estudantes de escola particular e matriculados nos ensinos fundamental (7º, 8º ou 9º anos) ou médio ou também da Educação de Jovens e Adultos (EJA); Escola pública – grupo formado por um professor e três estudantes de escola pública e matriculados nos ensinos fundamental (7º, 8º ou 9º anos) ou médio ou também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A ONHB-A será aplicada no período de 23 de outubro a 18 de novembro. A organização prevê três fases com cinco questões de múltipla escolha e uma quarta etapa, com uma tarefa principal. Todas as fases serão realizadas de maneira online e terão a duração de uma semana cada, período que pode ser usado para que os participantes pesquisem e debatam com colegas as questões apresentadas.

O técnico do Seades, Jorge Monteiro, descreve que a ONHB-A serve como preparação para a olimpíada tradicional. “Os professores e alunos terão a oportunidade de experimentar e de conhecer como é a dinâmica da Olimpíada, de uma forma menos exigente, mas que vai servir como base para que eles aprimorem os conhecimentos. Essa experiência será suficiente para preparar as equipes e se aprofundarem ainda mais no que é solicitado a partir do regulamento das normas que a Olimpíada exige de cada equipe”, explica.

A ONHB-A é eliminatória e prevê a entrega de medalhas virtuais. O projeto também irá oferecer bolsas de iniciação científica a estudantes de escolas públicas que alcançarem os melhores desempenhos na prova. As bolsas são disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e têm duração de até um ano.

O período de inscrição segue até 16 de outubro por meio do sitehttps://www.olimpiadadehistoria.com.br 

Fonte: Seduc